terça-feira, 5 de março de 2013

Seis times vão disputar o hexagonal para tentar o título do Alagoano 2013

Estádio Rei Pelé (Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)Estádio Rei Pelé será palco de grandes jogos do hexagonal (Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)

Passada a primeira fase do Campeonato Alagoano, seis times entram na disputa para brigar pelo título de campeão estadual de 2013. Corinthians-AL, Murici, CSA, CEO, que foram os quatro primeiros colocados na primeira fase, mais ASA e CRB, que só entram nessa segunda fase do Estadual, tentam levantar a taça de campeão.

O hexagonal, que começa nesta quarta-feira (06) e vai até o dia 20 de abril, será disputado com as seis equipes fazendo jogos de ida e volta. Após dez rodadas, os quatro melhores colocados avançam para a semifinal do Alagoano, se enfrentando através de "cruzamento olímpico", ou seja, o primeiro enfrenta o quarto, enquanto o segundo duela com o terceiro colocado.

Caso haja empate por número de pontos, os critérios de desempate serão os seguintes: maior número de vitórias, melhor saldo de gols, vencedor do confronto direto, maior número de gols marcados, menor número de gols sofridos e, por fim, sorteio.

Na fase semifinal, não haverá vantagem e, em caso de empate nos dois jogos, a partida será disputada numa prorrogação. Permanecendo o empate, a vaga para a grande final será decidida através de cobranças de pênaltis.

Já na fase final, o  título será decidido em duas partidas, com o mando de campo
sendo definido através de sorteio. O campeão será o time que obtiver o maior número de pontos nos dois jogos da fase. Se houver empate no número de pontos ganhos, a decisão segue com prorrogação e, persistindo o empate, a grande final será decidida nos pênaltis.

O Campeão e o vice-campeão Alagoano de 2013 serão os representantes de Alagoas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2014.