terça-feira, 5 de março de 2013

Artilheiro do ASA, Léo Gamalho é um dos grandes destaques do Nordestão

Leonardo Gamalho de Souza, gaúcho de 26 anos, é o artilheiro do ASA na Copa do Nordeste. Em dez partidas disputadas, o atacante marcou 5 vezes. Léo, chegou ao Alvinegro em dezembro do ano passado, e chegou bem, com boas referências dos clubes pelos quais passou, chegou com moral e, não desapontou a torcida arapiraquense.

No ASA desde o início da temporada, Gamalho acompanhou de perto a evolução do Alvinegro no Nordestão. Amargando a lanterna do grupo C por três rodadas, a equipe de Arapiraca conseguiu a recuperação somente na quarta rodada, quando venceu o até então líder do grupo, o Vitória. Venceu, convenceu, e Léo Gamalho foi o homem da partida, marcando os dois gols que deu vitória ao clube.

Léo Gamalho (Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM)Léo Gamalho marcou cinco gols na Copa do Nordeste (Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM)

A vitória em cima da equipe baiana levantou o ânimo do grupo, que a partir daí, não perdeu mais. E foi assim, driblando as apostas, que sempre estavam a favor das equipes adversárias, que o ASA foi vencendo um a um. Da lanterna na fase de grupos às quartas de final. Mais uma vez o Alvinegro tinha uma missão "quase" impossível pela frente: bater o líder do grupo A, o ABC. Em uma partida onde os potiguares eram os favoritos, os arapiraquenses surpreenderam no jogo de volta ao vencer fora de casa por 2 a 1. Mais uma vez Léo Gamalho entrou em cena, descontando para os alvinegros aos 35' do segundo tempo.

Léo Gamalho (Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM)Léo Gamalho se preparando para o 2º tempo
(Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM)

Classificado para às semifinais, o ASA tinha mais uma pedreira pela frente: o Ceará, que estava determinado a guerrear pela vaga na final do Nordestão, enquanto o Alvinegro sonhava com o feito inédito. Não seria uma tarefa fácil. E não foi. A primeira partida aconteceu em Arapiraca, os cearenses estavam determinados, só a vitória os interessava. E foi assim: o primeiro tempo começou equilibrado. As duas equipes chegando com perigo. Aos 19' o Ceará teve chance de abrir o placar, falhou, melhor para o ASA que não perdoou e abriu o placar com Léo Gamalho aos 21' do primeiro tempo. Quatro minuto depois Ricardo diminuiu para o ceará. Aos 31' ASA voltou a abrir o placar.

No segundo tempo, em uma tabela entre Ricardinho, Gilson e Pingo, a rede balançou, aos 7' do segundo tempo, o Ceará voltou a marcar. E não parou por aí, a equipe cearense chegou com perigo, ameaçando ampliar o placar. E foi aos 34' minutos que mais um gol saiu. A recuperação veio, e o ASA diminuiu aos 45'. O segundo tempo foi tenso e disputado, o resultado foi um empate por 3 a 3.

Léo Gamalho (Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM)Léo Gamalho atuou como titular em todas as partidas (Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM)

Jogando em casa e com a matemática a seu favor, o Ceará entrava em campo com menos pressão. A partida era decisiva, era vencer ou vencer, o Alvinegro precisava da vitória. E mais uma vez o homem que decidiu a partida foi Léo Gamalho, o gaúcho de 26 anos, aquele que apresentamos no começo da matéria, o artilheiro do time, foi ele que aos 21' do primeiro tempo fez o gol que classificaria a equipe para a tão sonhada final da Copa do Nordeste.

Uma trajetória longa; foram 10 partidas disputadas, três derrotas, cinco vitórias e dois empates. Com saldo de 5 gols, Léo Gamalho divide a artilharia do Nordestão com Pingo do Ceará, e Jaílson do Fortaleza. Ricardinho do Ceará, vem logo atrás com 4 gols marcados. No Alvinegro, Léo é artilheiro isolado.

Uma aposta que deu certo

A diretoria do clube revelou que ter o Léo Gamalho no elenco alvinegro era um sonho antigo.

- Sempre tivemos ótimas referências do Léo. Ele é um jogador que queríamos trazer desde o ano passado, mas tinha muito clube em cima querendo contratá-lo. Esse ano conseguimos e sem dúvida foi uma contratação que está fazendo a diferença. O Léo é um jogador que quer vencer, ele é determinado, corre atrás de seus objetivos. Sem dúvida é um excelente profissional - contou o supervisor de futebol Marcelo de Jesus.

O centroavante entra em campo novamente neste domingo (10), quando o ASA enfrenta o Campinense, pela final da Copa do Nordeste. A partida será às 16h, em Arapiraca.

ASA comemroa Gol no Nordestão (Foto: Viviane Leão/GLOBOESPORTE.COM)ASA comemroa Gol no Nordestão (Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM)