novo patrocinador (Foto: Divulgação/CRB)
Dois times alagoanos estão prestes a dar um grande passo para entrar num seleto grupo de clubes do futebol nacional. Dirigentes de ASA e CRB se reuniram com Jorge Hereda, presidente da Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (29) para discutir um possível patrocínio da empresa com os clubes. Atualmente, Corinthians, Atlético-PR, Avaí e Figueirense são patrocinados pela CEF.
Para um clube de futebol ter direito a um patrocínio de uma empresa estatal é necessário que o mesmo tenha o CND (Certificado Negativo de Débito). O certificado é fornecido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Esta certidão comprova a regularidade do clube em relação às contribuições previdenciárias e às contribuições devidas, por lei, a terceiros, incluindo as inscrições em Dívida ativa do INSS.
Segundo Jotinha Alexandre, presidente do ASA, a reunião foi muito proveitosa e o Alvinegro está correndo atrás dos documentos necessários para o clube poder negociar o patrocínio.
- O Jorge Hereda nos recebeu de forma excelente. O patrocínio em si não está fechado. São necessárias seis certidões para provar que o clube não tem nenhum tipo de pendência financeira. Para o ASA, só falta uma certidão, que é a do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço). Já demos entrada para ter direito a esse documento e esperamos que ele já esteja disponível nesta sexta-feira (1) ou então na semana que vem - explicou Jotinha.
O mandatário alvinegro afirmou que quando o ASA obter a certidão de FGTS, que é a única que falta ao clube arapiraquense, o Alvinegro enviará toda a documentação para a Caixa Econômica Federal. Com a posse dos documentos, a empresa vai analisá-los e, caso todos estejam em situações regulares, convocará outra reunião com o clube para, enfim, discutir o patrocínio.
No caso do CRB, com a venda do Estádio Severiano Gomes Filho, o Galo já deu entrada nos pagamentos dos débitos financeiros pendentes do clube com a Receita Federal. Marcos Barbosa, presidente alvirrubro, confirmou que o clube está agilizando os dois últimos certificados pendentes para regularizar a situação financeira e poder negociar o patrocínio.
- Nós precisamos dos certificados trabalhista e de FGTS. Os conselheiros do clube estão negociando as dívidas. Nós temos até 18 de fevereiro para quitar essas pendências, conseguir os certificados e enviar para a Caixa.
Valores
Os clubes ainda não discutiram valores com a Caixa Econômica Federal. Segundo os dirigentes, o assunto só estará em pauta quando, de fato, os clubes estiverem com toda a documentação em mãos e se reunirem com a empresa. O presidente do CRB comentou que o valor do patrocínio pode chegar nas cifras recebidas pelo Avaí.