Na última partida, Vitória bateu o Paraná por 4 a 3
(Foto: Flavio de Souza / Agência Estado)
O objetivo é a liderança. Nesta terça-feira, às 19h30m (horário de Brasília), o Vitória briga pelo primeiro lugar da Série B do Campeonato Brasileiro, em Arapiraca, onde enfrenta o ASA. Com 22 pontos e atual vice-líder da competição, o Rubro-Negro baiano chega a Alagoas com três triunfos consecutivos, torcendo por uma derrota do Criciúma diante do ABC.
Por outro lado, o adversário desta terça também tem uma missão importante. Em 15º lugar na classificação, o ASA precisa vencer o Vitória para se afastar da zona de rebaixamento. Com dez pontos ganhos, o time está apenas um ponto à frente da equipe que abre o Z-4 da Série B, o Bragantino, e, na última rodada, só ficou fora porque os outros resultados ajudaram. O time alagoano vem de duas derrotas fora de casa e conta com o apoio de sua torcida para mudar a situação no Brasileiro.
Como visitante, o Vitória conquistou três dos sete triunfos até agora. Fora do Barradão, o Rubro-Negro ainda empatou em uma oportunidade e foi batido duas vezes. O aproveitamento da equipe baiana é de 73,3%.
Na última rodada, o ASA foi derrotado por 2 a 1 pelo
Guaratinguetá (Foto: Fábio Rubinato / Agência Estado)
A seu favor, o ASA tem o retrospecto. Apesar de ter sido derrotado seis vezes nesta Série B, apenas uma dessas partidas foi no Estádio Municipal de Arapiraca. Dentro de casa, a equipe acumulou ainda duas vitórias e um empate. O aproveitamento do time na Segundona é de 33,3%.
O árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva apita a partida, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios e Victor Oliveira Cruz. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do confronto em Tempo Real.
Vitória: O técnico Paulo Cesar Carpegiani fez testes para definir o ataque rubro-negro, mas levou a dúvida para Arapiraca. Marquinhos, Leilson, Willian e Marcelo Nicácio disputam as vagas na frente, já que Neto Baiano está suspenso pelo terceiro amarelo, e Dinei e Marco Aurélio estão machucados. No entanto, o treinador deve optar por Marquinhos e Nicácio na frente, com Leilson recuado no meio-campo. O que está confirmado é a presença de Dener na lateral esquerda, porque Mansur se recupera de uma lesão na coxa. Com isso, o Vitória deve ter a seguinte formação: Douglas; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Dener; Uelliton, Michel, Pedro Ken e Leilson; Maquinhos e Marcelo Nicácio.
ASA: O técnico Heriberto da Cunha tem três desfalques por suspensão: o zagueiro Audálio, o volante Jorginho e o meia Didira. Por outro lado, o time poderá ter as estreias de Lucas e Geovane, além da volta do zagueiro Edson. Gabriel também deve retornar à equipe principal. O treinador, no entanto, ainda espera a avaliação médica dos laterais Maicon e Chiquinho para definir a equipe. A provável escalação do ASA para receber o Vitória é: Gilson, Gabriel, Fabiano, Gaúcho e Chiquinho (Edson); Geovane (Cal), Marcinho (Elvis), Lucas e Valdivia; Jacaré e Lúcio Maranhão.
Vitória: O lateral Léo cumpre suspensão, devido à expulsão diante do Goiás. Suspenso também está o atacante Neto Baiano, mas por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Os atacantes Marco Aurélio e Dinei estão machucados, assim como o lateral-esquerdo Mansur.
ASA: O zagueiro Audálio, o volante Jorginho e o meia Didira receberam o terceiro cartão amarelo na derrota para o Guaratinguetá e estão fora do jogo desta terça.
Vitória: O meio-campo Pedro Ken está em boa fase no Vitória e promete servir os atacantes nesta terça-feira. Garçom rubro-negro, o jogador tem armado as principais jogadas do Leão e, quando tem oportunidade, ainda balança as redes adversárias.
ASA: O atacante Lúcio Maranhão é o artilheiro do time nesta temporada, com 28 gols. O jogador é o terceiro na classificação do prêmio de artilheiro do ano. Nesta terça-feira, Lúcio Maranhão promete balançar a rede do Vitória para diminuir a distância para Neto Baiano, que é o artilheiro do Brasil, com 37 gols marcados.
Paulo Cesar Carpegiani, técnico do Vitória: “Temos dois jogos fora, que são muito importantes. Vamos com espírito para tentar o resultado. Atingimos a casa dos 20 pontos, agora temos que pensar nos 30. Rapidamente temos que atingir essa marca. Aí vamos criar aquela ‘gordurinha’...”
Heriberto da Cunha, técnico do ASA: “Na Série B temos que fazer o dever de casa. Estamos nesta colocação, pois perdemos dentro de casa para o Criciúma. Quem ganha em casa e belisca pontos fora são os times melhores colocados. Tem quer haver um equilíbrio entre defesa, meio-campo e não adianta colocar três, quatro atacantes e ficar com o sistema defensivo exposto diante de uma equipe de qualidade como a do Vitória”.