01/08/2012 00h09 - Atualizado em 01/08/2012 00h09
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
01/08/2012 00h09 - Atualizado em 01/08/2012 00h09
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Tentando deixar a zona de rebaixamento para trás, Bragantino e ASA empataram em 2 a 2 no estádio Nabi Abi Chedid e permanecem rondando o Z-4. Lincom e Paulo Renê marcaram para o Massa Bruta, que permanece uma posição acima da zona da degola. Lucas e Roberto Jacaré anotaram para o time alagoano, que fica na 17ª colocação, dentro da zona.
A escalação do Bragantino denunciava a intenção dos donos da casa. Recuando Malaquias do ataque para o meio campo e abrindo espaço para a entrada do também atacante Paulo Renê na frente, o técnico do Massa Bruta, Marcelo Veiga, buscava ser mais incisivo do que nas partidas anteriores. O ASA, por sua vez, sabia que o empate não seria mau resultado e preferiu esperar o Braga no campo de defesa.
O primeiro lance de perigo veio com o veloz Léo Jaime, que arrancou pelo meio e acertou um chute forte, que explodiu no travessão de Gilson aos 8 do primeiro tempo.
Dez minutos depois, Moreno cobrou falta com perigo e Gilson espalmou para escanteio.
A única chance de perigo do ASA aconteceu aos 36, com Lucas, que bateu falta de longe, rasteiro, e quase surpreendeu o goleiro Rafael.
No entanto, apesar da maior posse de bola, o Braga não criou mais nenhuma jogada de perigo na primeira etapa e esbarrou na forte marcação do time de Arapiraca.
Mais pressão
No segundo tempo, pouca coisa mudou. O Bragantino continuava em cima, pressionando, e o ASA apostava nos contra-ataques. Aos 7, Lincom arriscou de longe e Gilson fez uma bela defesa.
E de tanto pressionar o Massa Bruta chegou ao gol. Aos 16, a defesa do ASA saiu jogando errado e Paulo Benê ficou na cara do gol. Na hora da conclusão, deu uma ‘cavadinha’ e abriu o placar no Nabi Abi Chedid.
Em desvantagem no placar, o ASA mudou de postura e passou a atacar o time da casa. Aos 23, Didira lançou Roberto Jacaré nas costas da defesa. O atacante passou pela zaga e chutou na saída de Rafael para empatar.
Após a igualdade no placar, o Bragantino voltou a pressionar o time alagoano. No entanto, aos 39, em um rápido ataque, Lucas driblou Walter e bateu rasteiro para virar a partida. Aos 42, em novo contra-ataque, Chiquinho, livre, perdeu grande chance de liquidar a partida e chutou por cima do gol.
Aos 45, Gil fez jogada pela direita e cruzou para Lincom, que foi derrubado na área. Pênalti para o Braga. Na batida, o próprio Lincom converteu a cobrança e empatou o confronto.
Após o apito final, os jogadores do ASA partiram para cima do trio de arbitragem. Coube o técnico Nedo Xavier retirar os atletas do campo.
- Foi um lance estranho, mas enfim. Infelizmente, foram dois pontos que nos escaparam. Mas é o início do trabalho, o primeiro ponto depois que trocaram a comissão técnica e vamos continuar trabalhando – disse Lucas, do ASA.
Bragantino e ASA fazem o duelo dos desesperados na Série B do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira, às 21h50m (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, em jogo válido pela 14ª rodada. Enquanto o Massa Bruta está em 16º lugar na tabela, com 11 pontos, na beira do Z-4, os alagoanos estão uma posição atrás, com dez pontos, dentro da área de risco. Quem vencer a partida pode conseguir respirar e se afastar da zona de rebaixamento. Pelo menos por mais uma rodada.
As duas equipes tentam quebrar tabus nessa partida. O Bragantino não vence há sete jogos, e o ASA, que terá a estreia do técnico Nedo Xavier, vem de cinco derrotas consecutivas.
O PFC transmite o duelo ao vivo para todo o Brasil em sistema de pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, lance a lance, a partir das 21h30m.
Braga vai para o ataque
Para a partida desta terça, o técnico Marcelo Veiga não poderá contar com Acleisson, que foi expulso na última rodada. O treinador não revela quem será seu substituto, mas garante que montará uma equipe ofensiva.
Veiga acredita que a rodada poderá marcar uma nova etapa para o Braga na competição. No ano passado, o time estava na zona de rebaixamento e reagiu com uma série de bons resultados a partir da 14ª rodada, terminando a competição em sexto lugar.
- Jogando em casa, precisamos da vitória. Estou pensando nas opções, mas está certo que iremos para cima do ASA.
A má notícia para Veiga é que Tchô, meio-campo recém-contratado e que poderia substituir Acleisson, ainda não está à disposição. O atleta passa por um processo de evolução física e deve voltar a jogar em 20 dias.
ASA aposta em técnico novo
Com os desfalques de Cal, suspenso, e Audálio, lesionado, o comandante Nedo Xavier vai apostar em uma formação cautelosa para tentar sair da zona de rebaixamento.
A dupla de ataque está confirmada: Roberto Jacaré e Lúcio Maranhão.
| Alê; Rafael Caldeira, Walter, Preto Costa; Victor Ferraz, Robertinho, Serginho e Moreno; Léo Jaime, Lincom e Malaquias. | Gilson, Gabriel, Diego Borges, Fabiano, Edson e Chiquinho Baiano; Jorginho, Lucas, Didira; Roberto Jacaré e Lúcio Maranhão. |
| Técnico: Marcelo Veiga | Técnico: Nedo Xavier |
| Arbitro: Edivaldo Elias da Silva | |
| Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva / Quarto Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima | |
| Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), às 21h50 | |
LANCEPRESS!
Publicada em 30/07/2012 às 17:31
Rio de Janeiro (RJ)
A décima quarta rodada da Série B do Brasileirão acontece neste meio de semana, com todos os jogos nesta terça-feira. Cinco deles serão disputados às 19h30, enquanto os outros cinco serão disputados às 21h50.
No Anacleto Campanella, o São Caetano, quarto colocado com 25 pontos, enfrenta o Vitória, segundo com 31 pontos. Uma vitória pode ser a liderança ao time baiano, desde que o líder Criciúma tropece diante do Guarani. Para o São Caetano, os três pontos significam principalmente a manutenção de sua vaga no G4, além de uma possível conquista de terceiro lugar, caso o América-MG não vença o Joinville.
No outro extremo da tabela, o ASA, 17º com dez pontos, tem uma partida importantíssima contra o Bragantino, 16º com 11 pontos. Uma vitória do ASA tira o time da zona de rebaixamento e coloca o adversário, enquanto o Bragantino precisa vencer para se manter fora do Z4.
Confira os jogos da 14ª rodada da Série B do Brasileirão:
Terça-feira - 19h30
Goiás x ABC - Serra Dourada
Criciúma x Guarani - Heriberto Hülse
América-MG x Joinville - Independência
Ceará x Boa - Presidente Vargas
Paraná x Avaí - Durival de Britto
Terça-feira - 21h50
América-RN x Grêmio Barueri - Nazarenão
Bragantino x ASA - Nabi Abi Chedid
CRB x Ipatinga - Rei Pelé
São Caetano x Vitória - Anacleto Campanella
Guaratinguetá x Atlético-PR - Dario Leite
O Barradão contava com a presença de cerca de 35 mil rubro-negros. Segundo colocado na Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória recebia o CRB, no sábado, pela 13ª rodada. Porém, um ingrediente a mais fez a torcida se mobilizar. O jogo marcou a despedida do atacante Neto Baiano do estádio - ele está de malas prontas para defender o Kashiwa Reysol, do Japão. Assim como vem repetindo ao longo da temporada, o artilheiro deixou a sua marca e aumentou a conta para 38 gols, deixando Salvador como o maior goleador do país - até então - com direito a gol aos 40 minutos do segundo tempo - o Vitória fez 1 a 0 no CRB.
- A temporada (no Brasil) foi boa. Saio com o Vitória bem, com uma pegada legal. Queria quebrar o recorde (do Prêmio Friedenreich), mas apareceu a proposta para deixar o país. É difícil deixar o Vitória, onde tive uma boa passagem, mas faz parte. Vou continuar na torcida pelo time para terminar o ano campeão da Série B - disse Neto Baiano.
Depois que realizar seu último jogo com a camisa do time baiano, o que acontecerá nesta terça-feira, contra o São Caetano, a tarefa de Neto Baiano será secar seus adversários para seguir na ponta até o fim do ano. O problema é que na Segunda Divisão dois jogadores não param de diminuir a diferença. Zé Carlos, por exemplo, fez dois na goleada do Criciúma por 4 a 1 sobre o Barueri, chegou a 16 na Série B, empatou com Neymar no ranking geral e fica perto do topo. Viu ainda Lúcio Maranhão passar em branco na derrota do ASA para o Goiás e estacionar nos 31 gols, um mais que Zé Carlos.
- Já estou pronto para secar. Agora é pedir a Deus para ninguém passar. O Zé Carlos é meu parceiro, não vai passar, não. Ele vai segurar o ritmo. Vou até ligar para ele - brincou Neto Baiano.
Outro que vem para atropelar os adversários é Luis Fabiano, do São Paulo. Foram dois gols e uma assistência no 4 a 1 contra o Flamengo, garantindo o empate em 20 tentos com Leandro Damião (Inter), Wellington Paulista (Cruzeiro) e Denis Marques (Santa Cruz).
A concorrência ganhou um motivo a mais para ter esperança em atingir a primeira posição. E a Neto Baiano resta torcer contra os rivais.
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.
OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols
Os vencedores do Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Além de gols, dribles e jogadas bem tramadas, a rodada do fim de semana no futebol brasileiro apresentou alguns fatos curiosos e até mesmo inusitados de Norte a Sul do país que chamaram a atenção.
Jogo prossegue após o fim
No jogo Coritiba x Palmeiras, o atacante Roberto recebeu passe de Leonardo aos 44 minutos do segundo tempo. Livre de marcação e em posição legal de acordo com o assistente, ele avançou em direção ao gol, driblou o goleiro Marcelo Grohe e chutou para fora. No entanto, mesmo que a bola tivesse entrado, o gol não ia valer, pois o árbitro André Luis de Freitas já tinha apitado o fim do jogo, para indignação dos jogadores do Coritiba. Menos mal que o Coxa venceu a partida por 2 a 1. (clique aqui para saber mais)
Sem torcida
Na partida ABC x Guaratinguetá, o que chamou a atenção não foi a vitória de 3 a 0 do time potiguar, mas sim a presença da torcida do Guaratinguetá, ou melhor, a ausência dela. No espaço destinado para os fãs da equipe paulista só eram vistos policiais, que, pelo jeito, não tiveram trabalho algum. Na décima oitava colocação, com apenas nove pontos, nem a torcida do Guaratinguetá parece acreditar numa reação do clube na competição. (clique aqui para saber mais)
Espaço destinado à torcida do Guaratingueta sem nenhum torcedor no jogo contra o ABC (Foto: Reprodução)
Juiz zagueirão
No primeiro tempo da partida entre Vasco e Inter, no Beira-Rio, o atacante Marcos Aurélio tentava levar o Colorado ao ataque. Sua intenção era dar um passe para Guiñazu. Ele só não esperava que o próprio árbitro Wilson Luis Seneme fosse dar uma de zagueiro. Quem agradeceu foi o Vasco, que ficou com a posse de bola. Sem ter o que fazer, o juiz foi obrigado a ouvir aquela sonora vaia da torcida do Inter. A sorte dele é que a jogada do time carioca acabou não resultando em gol. (clique aqui para saber mais)
Classificação inédita
Na Segunda Divisão do Estadual do Rio, Quissamã e Audax terminaram a competição em primeiro e segundo lugares, respectivamente, e vão participar pela primeira vez da elite do futebol carioca em 2013. Na última rodada, o Quissamã venceu o Barra Mansa por 2 a 0 e se sagrou campeão somando 46 pontos, enquanto o Audax goleou fora de casa o São João da Barra por 4 a 1 e chegou aos 44 pontos. (clique aqui para saber mais)
Bruno Reis comemora o seu gol na vitória do Quissamã sobre o Barra Mansa por 2 a 0 (Foto: Divulgação)
Festa sem vitória
A diretoria do Vila Nova-GO fez a sua parte e diminuiu o preço do ingresso. O resultado é que mais de 11 mil torcedores compareceram sábado ao Estádio Serra Dourada para incentivar o time na partida contra o Tupi-MG pela Série C do Brasileiro. O jogo também marcava as comemorações pelos 69 anos do clube goiano. O empate por 0 a 0 pode não ter sido um presente de grego, mas deixou um agosto amargo entre os torcedores, ainda mais se levarmos em conta que Pedro Júnior desperdiçou um pênalti na segunda etapa. (clique aqui para saber mais)
Camisa de presente
A missão era difícil, mas o lateral Auremir, do Vasco, conseguiu neutralizar o atacante Forlán, que fazia a sua estreia no Inter, anulando as suas principais jogadas. Ao fim do primeiro tempo, ele pediu a camisa do jogador uruguaio e foi prontamente atendido. Iniciante na carreira, o jovem afirma que receber uma camisa do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 é um troféu. Agora, a intenção de Auremir é conseguir uma camisa de seu companheiro de time, Juninho Pernambucano. Tarefa esta que não deverá ser tão complicada. (clique aqui para saber mais)
Auremir com a camisa que recebeu de Forlán no jogo contra o Inter (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
Vitória, emoção e lágrimas
Na partida contra o CRB, no Barradão, que pode ter marcado a sua despedida do Vitória-BA, o atacante Neto Baiano fez o gol que garantiu mais três pontos para a equipe baiana. Bastante emocionado e com lágrimas nos olhos, o jogador agradeceu após o jogo e enalteceu o que viveu na Toca do Leão. O destino do atacante deverá ser o Kashiwa Reysol, do Japão. Totalmente identificado com o clube e seus torcedores, ele manifestou a vontade de voltar a defender o Vitória no futuro. (clique aqui para saber mais)
Chega pra lá
Após o zagueiro Dedé, do Vasco, ter recebido cartão amarelo na partida contra o Inter, o meia Felipe se aproximou do árbitro Wilson Luis Seneme para argumentar em defesa do seu companheiro de time. Para sua surpresa, o juiz colocou a mão no seu peito e deu um autêntico chega pra lá. Felipe, então, tirou a mão do árbitro, e o jogo seguiu normalmente. Definitivamente, Seneme não estava para muito papo nesta partida. Podemos dizer que Felipe ainda saiu no lucro, pois não foi advertido com cartão. (clique aqui para saber mais)
Dividida dolorosa
Na partida entre Sport e Atlético-GO, realizada na Ilha do Retiro, uma dividida dolorosa chamou a atenção de quem acompanhava a partida. O zagueiro Bruno Aguiar, do Sport, caiu no gramado com o nariz sangrando após cabecear a nuca do jogador Patric, da equipe goiana, numa disputa de bola pelo alto. Felizmente, nada de mais grave aconteceu, mas o atleta acabou sendo substituído por Diego Ivo ainda no primeiro tempo. O jogo terminou empatado, resultado que não foi bom para nenhuma das duas equipes. (clique aqui para saber mais)
Trombando com o próprio companheiro
No duelo entre Bahia e Corinthians, ocorreu uma dividida no mínimo inusitada. Aos 18 minutos do primeiro tempo, o time baiano partia para o ataque quando Hélder e Ávine, ambos do Bahia, se chocaramm e ficaram caídos no gramado do Estádio Pituaçu pedindo atendimento médico. O árbitro Pablo dos Santos Alves interrompeu o jogo para que os jogadores fossem atendidos. Após alguns minutos de paralisação, os dois jogadores voltaram normalmente para a partida, que terminou empatada por 0 a 0. (clique aqui para saber mais)
Volta do ídolo
Além da vitória sobre o Flamengo por 4 a 1, no Morumbi, a torcida do São Paulo pôde comemorar também o retorno do seu goleiro titular e ídolo Rogério Ceni. Antes da partida começar, ele foi ovacionado pelos torcedores que estavam no Estádio do Morumbi e pediu aplausos para o goleiro Denis, que o substituiu durante os sete meses em que ficou afastado por causa de uma lesão no ombro direito. Este foi o período mais longo que Rogério ficou longe dos gramados na sua carreira. (clique aqui para saber mais)
Hino para, mas torcida continua cantando
Na partida entre Bahia e Corinthians, os torcedores que estavam no Estádio de Pituaçu deram mais uma verdadeira demonstração de respeito e amor à pátria. Assim como já aconteceu em outros jogos, num certo momento da execução do Hino Nacional Brasileiro, antes do início da partida, a música parou de tocar, mas os torcedores continuaram cantando normalmente até o fim. Uma cena realmente de arrepiar. O que não é nenhuma surpresa para um povo tão fanático por futebol e apaixonado por sua terra como o baiano. (clique aqui para saber mais)
Jogador é punido após ser substituído e voltar a campo
Uma situação atípica ocorreu no Morumbi. Você já imaginou um jogador ser substituído, voltar a campo e ser punido pelo juiz? Pois foi isso mesmo que aconteceu este fim de semana. Na partida contra o Flamengo, o São Paulo ficou com 12 jogadores em campo por alguns instantes. Rodrigo Caio voltou depois de receber atendimento médico, mas não sabia que havia sido substituído por João Schmidt. Ele foi punido com cartão amarelo pelo árbitro Jailson Macedo Freitas e deixou o gramado sem entender muito o que tinha acontecido. (clique aqui para saber mais)
Presidente coloca a mão na massa
Horas antes do início da partida entre Penarol-AM e Náutico-RR, pela sexta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, o presidente do clube amazonense, Daniel Macedo, pegou martelo, andaimes, tábuas, pregos e madeiras das obras do estádio Floro Mendonça, em Itacoatiara, e mesmo debaixo de um sol de mais de 30 graus construiu uma plataforma de madeira para a equipe de reportagem da TV Amazonas (afiliada da Rede Globo) realizar a gravação do jogo. (clique aqui para saber mais)
Presidente do Penarol, Daniel Macedo, ajuda na construção de uma plataforma de madeira
(Foto: Anderson Silva/GLOBOESPORTE.COM)
O ASA realizou na manhã desta segunda-feira o último treino antes da partida contra o Bragantino, terça-feira, às 21h50m (de Brasília), em Bragança Paulista, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O técnico Nedo Xavier comandou trabalho tático-técnico e definiu a escalação da equipe.
Com os desfalques de Cal, suspenso, e Audálio, lesionado, Nedo vai apostar em uma formação cautelosa para tentar sair da zona de rebaixamento. Com 10 pontos, o ASA ocupa a 17ª colocação, enquanto o Bragantino está em 16º, com 11.
De acordo com o treinador, a equipe vai entrar em campo com: Gilson, Gabriel, Diego Borges, Fabiano, Edson e Chiquinho Baiano; Jorginho, Lucas, Didira; Roberto Jacaré e Lúcio Maranhão.
Confira a lista de relacionados:
Goleiros: Gilson e Jonatas;
Laterais: Gabriel, Chiquinho Baiano e Eric;
Zagueiros: André Nunes, Edson Veneno, Fabiano e Diego Borges;
Volantes: Jorginho, Geovane e Lucas;
Meias: Didira, Valdivia e Thalysson;
Atacantes: Lúcio Maranhão, Roberto Jacaré, Alexandro e Rogério Maranhão
Sob o comando do novo técnico, Nedo Xavier, o elenco do ASA treinou durante o fim de semana. No sábado, o treinador apenas observou e fez anotações durante o coletivo comandado pelo auxiliar Moisés de Lima Neto. Antes, porém, ele teve sua primeira conversa com os atletas. A atividade terminou com empate entre titulares e reservas por 2 a 2.
O time titular treinou com: Gilson, Gaúcho, Fabiano, André Nunes, Edson, Chiquinho, Jorginho, Geovane, Didira, Lúcio e Jacaré. A baixa do treino ficou por conta da lesão do volante Jorginho, que levou uma pancada na panturrilha direita e precisou de atendimento médico.
Nedo Xavier conversa com os jogadores do ASA antes de treino (Foto: Divulgação / Site oficial do Asa de Arapiraca)
Nedo Xavier comanda efetivamente o seu primeiro treino nesta segunda-feira. Na terça, o time já entra em campo para enfrentar o Bragantino, às 21h50m, em Bragança Paulista.
Rescisão
O lateral Marcinho e o zagueiro Gaúcho não fazem mais parte do elenco do ASA. Os dois chegaram a um acordo com a diretoria e tiveram seus contratos rescindidos.
28/07/2012 23h12 - Atualizado em 28/07/2012 23h12
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Nesta rodada de meio de semana, apenas três jogadores na ponta de cima marcaram gols na disputa do Artilheiro do Ano: Souza (Bahia), Alecsandro (Vasco) e Lima (Joinville). Destaque para o atacante do Tricolor baiano, que anotou os dois tentos da sua equipe na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras fora de casa (veja os gols), chegando à marca de 22, junto com Felipe Azevedo, do Sport. O triunfo ainda tirou o Bahia da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Já Alecsandro chegou aos 23 gols na disputa do Prêmio Friedenreich graças a um gol aos 41 do segundo tempo que deu a vitória ao Vasco por 1 a 0 no clássico carioca diante do Botafogo. O resultado manteve a equipe na vice-liderança do Brasileirão, e fez com que o jogador empatasse com Warley, do Campinense, na disputa. A equipe paraibana, que está na Série D, não jogou neste meio de semana.
Alecsandro deu vitória ao Vasco e chegou aos 23 gols no ano (Foto: Rudy Trindade / Ag. Estado)
Pela Série B, o 19º gol de Lima no ano levou o Joinville ao triunfo por 1 a 0 sobre o América-RN. O time de Santa Catarina chegou à sétima colocação na Segundona, e Lima tem o mesmo número de tentos de Gênesis, do Tocantinópolis.
O Vitória, de Neto Baiano, líder do Artilheiro do Ano, só joga no próximo fim de semana pela Série B, contra o CRB, sábado, em casa. Assim como o Barueri, de Marcelinho Paraíba. Criciúma e Ceará, de Zé Carlos e Mota, respectivamente, se enfrentam. Outro jogador que só joga no fim de semana é Denis Marques, do Santa Cruz, pela Série D.
Neymar e Leandro Damião estão com a Seleção disputando Londres 2012.
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.
OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols
Os vencedores do Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Nedo Xavier terá de analisar o elenco do ASA para
sugerir reforços ( Foto: site oficial do ASA)
O novo treinador do ASA, Nedo Xavier, é aguardado em Arapiraca (AL) no sábado. E ao chegar já vai ter uma incumbência: analisar o atual elenco alvinegro para logo em seguida apresentar um relatório sobre as posições que considera como mais carentes na equipe. Como só chegará no fim de semana, o ASA pode ser dirigido contra o Bragantino, na próxima terça-feira, em Bragança Paulista (SP), por Moisés Neto, que está interinamente no cargo desde a demissão de Heriberto da Cunha.
Sobre contratações para tentar a reação na Série B 2012, uma ala da diretoria alvinegra quer que elas se deem logo e outras preferem esperar pelo relatório. O certo é que a conversa para repatriar o atacante Júnior Viçosa prossegue. O que estaria pesando é o salário que o jogador recebe atualmente no Goiás: cerca de R$ 50 mil. Uma composição está sendo tentada para que o Grêmio, detentor de seus direitos federativos, arque com parte do seu salário.
Já o ex-técnico Heriberto da Cunha afirmou que apesar de reconhecer o esforço da diretoria, o que o atrapalhou foi a falta de um elenco mais consistente.
- O ASA tem um bom grupo e a prova disso é que chegou às finais do Alagoano. Porém, é nítido que precisa de mais reforços para sair desta fase ruim que atravessa - afirmou.
Calados
O trabalho para a partida contra o Bragantino foi iniciado na manhã desta quinta-feira com atividade física em academia para um grupo e no Clube do Servidor para o restante do elenco. O fato que chamou a atenção é que nenhum jogador quis dar entrevista. O capitão Didira, que estaria à frente desta medida, disse que as entrevistas vão estar de volta nesta sexta-feira. Já a direção alvinegra ressaltou ser esta uma decisão exclusiva do elenco.
Os jogadores Lúcio Maranhão, Audálio e Jorginho não serão problemas para a partida da próxima terça. Eles sofreram pancadas no último jogo, contra o Goiás, e estão realizando tratamento médico. O zagueiro e o volante sofreram pancadas nos tornozelos direitos; já o atacante alvinegro na panturrilha. O médico Helly Carlos comentou sobre as lesões:
- Não é nada grave. Os atletas estão em tratamento intensivo e estarão disponíveis para o jogo contra o Bragantino.
Por outro lado, o volante Cal será o desfalque do alvinegro contra o time paulista. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. O ASA tem dez pontos em 13 jogos e está em 17º lugar na Série B. Como o Guaratinguetá, o 18º com um ponto a menos, ainda joga nesta rodada, em casa contra o Atlético-PR, a equipe de Arapiraca (AL) pode perder mais uma posição.
Uma reunião marcada para as 20h desta quarta-feira definirá a permanência ou não do técnico Heriberto da Cunha no comando do ASA. Após mais uma derrota da equipe, desta vez em casa para o Goiás pelo placar de 1 a 0 na última terça-feira, o técnico Heriberto da Cunha foi chamado para uma reunião com a diretoria do clube no início da tarde desta quarta-feira para avaliar a atual situação do time. Durante o encontro, o presidente José dos Santos Oliveira e o treinador manifestaram a necessidade de mudanças.
Na opinião de Heriberto, o clube precisa contratar quatro ou cinco reforços para a defesa, o ataque e, sobretudo o meio-campo. Ele sugeriu alguns nomes, mas não quis revelar para não atrapalhar possíveis negociações.
- Nosso atual elenco foi bem no Campeonato Estadual, mas precisa dar uma encorpada para disputar em melhores condições uma competição tão competitiva como a Série B.
Heriberto diz que o presidente entende que o clube precisa de reforços, mas esbarra na dificuldade financeira.
- Ao contrário de clubes como Criciúma, Atlético-PR, Avaí, Goiás e Vitória-BA, que investem alto na disputa da Série B, o ASA não tem condições de contratar jogadores com salário de R$ 40 mil a R$ 50 - afirma o treinador.
A intenção da diretoria é manter Heriberto no cargo, mas mudar alguns membros da comissão técnica. Antes de tomar qualquer decisão, o treinador quer saber os motivos.
O ASA está há cinco jogos sem vencer. A última vitória foi sobre o ABC por 3 a 1, no dia 29 de junho. Desde então, o time sofreu derrotas para Avaí, Guaratinguetá, Vitória, Ceará e Goiás. Com dez pontos em 13 partidas disputadas, o ASA ocupa a décima sétima posição na tabela de classificação, sendo o primeiro time na Zona de Rebaixamento.
24/07/2012 23h55 - Atualizado em 24/07/2012 23h55
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Sem precisar se esforçar muito, o Goiás derrotou o ASA por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL), e pela primeira vez nesta Série B do Brasileirão 2012 entrou na zona de classificação para a elite do futebol brasileiro. O gol de Ramon, logo nos primeiros minutos da etapa inicial, marcou a quarta vitória seguida da equipe alviverde, que agora não perde há oito rodadas. Agora a equipe goiana soma 25 pontos e ocupa provisoriamente a quarta posição, se aproveitando da derrota do América-RN para o Joinville por 1 a 0, fora de casa.
O Verdão só sai do G-4 se o São Caetano (22 pontos e saldo sete) vencer o Ipatinga fora de casa, no sábado, às 21h (de Brasília), encerrando a 13ª rodada. Por outro lado, o ASA vai ficar mais uma rodada dentro da zona de rebaixamento, com dez pontos, na 17ª posição. Este foi a quinta derrota seguida do time alagoano, que saiu de campo vaiado pela torcida.
Goiás vence o ASA em Arapiraca e entra no G-4 (Foto: Ailton Cruz / Agência Estado)
Na próxima terça-feira, em rodada cheia da Segundona, a 14ª, o Goiás volta para o Serra Dourada onde enfrenta o ABC, às 19h30m; mais tarde, às 21h50m, o time de Arapiraca visita o Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Gol logo no primeiro lance
O ASA até que tentou jogar uma pressão para cima do time goiano nos primeiros lances, mas sem objetividade. A iniciativa alagoana durou apenas sete minutos, quando no primeiro ataque alviverde, Egídio deu um passe de perna direita para Ramon, que entrou na área pela esquerda e chutou cruzado, sem chance para o goleiro Gílson, e abriu o placar: 1 a 0 para o Goiás.
Após levar o gol, o time anfitrião chegou com perigo em três oportunidades. Aos 16 minutos, Audálio arriscou um chute de fora, mas mandou por cima do travessão. Logo depois, aos 19, após lance confuso em que a arbitragem deu vantagem aos alagoanos, Gabriel bateu rasteiro e quase empatou. Mas a melhor chance pintou aos 25, quando após chute de Didira desviado na zaga, a bola sobrou para Chiquinho Baiano sozinho obrigar Harlei a fazer boa defesa. Nos acréscimos, Egídio apareceu bem pela ponta esquerda e disparou um petardo, para boa espalmada de Gílson.
Já nos minutos finais do primeiro tempo, a postura do time goiano era de esperar algum erro do ASA, que buscava mais o ataque, mas sem sucesso. Mas na etapa final, o Goiás acertou a marcação e passou a dificultar as investidas dos alagoanos. Só aos 17, Chiquinho Baiano chutou com força e fez Harlei espalmar a bola.
Já nos minutos finais, quando o ASA dava poucos indícios de que poderia reagir na partida, os torcedores arapiraquenses que compareceram ao Coaracy Fonseca gritaram "time sem vergonha" e "queremos jogador", revoltados com a quinta derrota consecutiva da Série B, a nona em toda a competição. E aos 41, ainda viram o Goiás desperdiçar uma chance incrível, com Vítor cruzando para Ricardo Goulart acertar o travessão praticamente embaixo do gol. Mas o ASA ainda desperdiçou uma chance de igualar o placar e acalmar a torcida nos acréscimos, com Roberto Jacaré acertando a rede pelo lado de fora.
As ilustrações de Mauricio de Souza no álbum
(Foto: Cassio Barco / Globoesporte.com)
A Panini lançou na manhã desta terça-feira, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, a edição 2012 do álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro. Com os 20 times da Série A, os 20 da Série B e ilustrações do cartunista Mauricio de Sousa, a revista custará R$ 4,90. O envelope com cinco cromos será R$ 0,85.
Criador da Turma da Mônica, Mauricio de Souza fez ilustração dos 20 craques da Série A, como Ronaldinho Gaúcho, Vagner Love, Luis Fabiano, Marcos Assunção. Embora tenha sido lançado depois do fechamento da janela de transferências, o álbum com Alex no Corinthians. Mas o jogador foi negociado. O mesmo acontece com Miralles, ex-Grêmio, agora no Santos.
Por falar em Corinthians, a edição 2012 do álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro conta com o registro do título inédito da Libertadores na página do Timão. A Copa do Brasil, conquistada pelo Palmeiras uma semana depois, no entanto, não aparece no espaço dedicado ao Verdão, já que o fechamento foi logo depois da conquista alvinegra.
Uma novidade interessante é que o colecionador terá a oportunidade de ter um álbum virtual. Na compra do pacote com cinco cromos, o fã do Brasileirão ganha um código para acessar o site e, de brinde, três figurinhas virtuais. Em breve será possível acessar a revista virtualmente pelo Sportv.Com.
Cada pacote com cinco figurinhas custará R$ 0,85 (Foto: Cassio Barco/Globoesporte.com)
Quando soar o apito inicial no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL), ASA e Goiás buscarão a vitória por objetivos bastante distintos na Série B: um quer sair da zona de rebaixamento, onde estreou na última rodada; outro quer entrar pela primeira vez no grupo que luta pela ascensão. As duas equipes se enfrentam às 21h (de Brasília), pela 13ª rodada. Após quatro derrotas seguidas, o time da casa tentará contar com a força da torcida para voltar a vencer e se sair da zona de risco. Já os visitantes, com três vitórias seguidas e sete jogos sem perder, poderão entrar no G-4 se o América-RN não derrotar o Joinville.
A arbitragem em Arapiraca será de Jailson Macedo Freitas (BA). Ele terá José Dias da Hora (BA) e José Carlos Oliveira (BA) como assistentes. O Premiere exibe a partida para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanhará o duelo em Tempo Real, a partir das 20h30m.
Lucio Maranhão é a grande esperança de gols dos alagoanos (Foto: LC Moreira / Ag. Estado)
Contra o Goiás, o técnico Heriberto da Cunha não terá desfalques e não precisará quebrar a cabeça de novo para montar o sistema defensivo. A zaga titular inteira, suspensa na derrota por 3 a 2 para o Ceará, está de volta: os zagueiros Fabiano e Gaúcho, o lateral-esquerdo Chiquinho Baiano e o lateral-direito Gabriel estão confirmados para a partida, mas o comandante alvinegro mantém mistério no meio e no ataque.
A maior esperança do ASA é Lúcio Maranhão. O atacante fez dois gols contra o Ceará, chegou a 31 no ano e está atrás apenas de Neto Baiano, do Vitória, que tem 37 e é o maior artilheiro no Brasil até o momento na temporada. Roberto Jacaré deve seguir como seu parceiro de ataque. O centroavante Alexsandro, que foi submetido a uma cirurgia recentemente e não atuou nos últimos jogos, segue desfalcando o time. A provável formação do ASA é Gilson; Gabriel, Gaúcho, Fabiano e Chiquinho Baiano; Audálio, Jorginho, Danilo Cruz e Marcinho; Roberto Jacaré (Élvis) e Lúcio Maranhão.
Iarley volta
Iarley está de volta ao ataque do Goiás
(Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás E.C.)
A única novidade no Goiás para a partida desta noite será o retorno de Iarley. O veterano, de 38 anos, desfalcou o time esmeraldino contra o Avaí, mas está recuperado de entorse no tornozelo e foi confirmado na frente ao lado de Felipe Amorim. Com o retorno, Enderson Moreira escala o que a equipe tem de melhor para o confronto, já que nenhum atleta está suspenso ou no departamento médico.
Nas últimas rodadas, o treinador do Goiás tem escalado praticamente o mesmo time, que é semelhante ao que fez boas atuações no Campeonato Goiano. Casa vez mais firme está a zaga esmeraldina, que sofreu apenas um gol nos últimos três jogos. O time está escalado com Harlei; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon e Ricardo Goulart; Felipe Amorim e Iarley. Valmir Lucas espera manter a boa fase e conquistar mais uma vitória.
- O jogo contra o ASA será muito difícil e, ao mesmo tempo, importante para nós. Queremos entrar no G-4. Se isso acontecer, vai ser difícil que algum time consiga tirar o Goiás do grupo dos melhores, já que estamos jogando muito bem.
Confira a classificação da Série B
| Gilson; Gabriel, Gaúcho, Fabiano e Chiquinho Baiano; Audálio, Jorginho, Danilo Cruz e Marcinho; Roberto Jacaré (Élvis) e Lúcio Maranhão | Harlei; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon e Ricardo Goulart; Felipe Amorim e Iarley |
| Técnico: Heriberto da Cunha | Técnico: Enderson Moreira |
| Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA) | |
| Assistentes: José Dias da Hora (BA) e José Carlos Oliveira (BA) | |
| Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca-AL. Competição: Série B do Campeonato Brasileiro. Horário: 21h | |
Após quatro derrotas seguidas na Série B do Campeonato Brasileiro, e ainda entrar na zona de rebaixamento, a diretoria do ASA tenta dar uma alegria à torcida. Na tarde desta segunda-feira, o clube anunciou a contratação de um meia-atacante, mas de forma diferente: o nome do reforço será mantido em sigilo até que ele desembarque em Arapiraca. Porém, a expectativa é que o mistério não dure muito e seja revelado já nesta terça-feira, quando a equipe espera apresentar o jogador. Nos bastidores, comenta-se que o atleta estaria disputando a Série A da competição nacional.
Em relação ao atacante Júnior Viçosa, o ASA aproveita a presença do Goiás, adversário desta terça-feira, em Arapiraca para negociar com clube e jogador, que pertence ao Grêmio e está emprestado ao time goiano. Além do ataque, a equipe visa reforçar ainda a um goleiro, um zagueiro, um lateral-esquerdo e um volante. O recém-contratado lateral-direito Eric, de 27 anos, está em Arapiraca desde a semana passada e já foi incorporado ao elenco.
Em 17º lugar na tabela, o ASA recebe o Goiás, 6º colocado, nesta terça-feira, às 21h (de Brasília), no Estádio Municipal de Arapiraca. O clube alagoano fez uma promoção para a torcida: a arquibancada baixa custa R$ 10, enquanto a alta, R$ 20. Estudante e idoso têm direito à meia-entrada.
O fim de semana teve curiosidades para todos os gostos no futebol brasileiro. De Norte a Sul sobraram casos divertidos, inusitados e chamativos. Perdeu alguma coisa? A chance de ficar por dentro é esta.
Comemoração cheia de estilo. Ou não
Na goleada de 4 a 1 do Inter sobre o Atlético-GO, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro o atacante Jajá e o lateral-esquerdo Fabrício usaram uma forma diferente para comemorar o terceiro gol. Ambos colocaram boné na cabeça e fizeram uma dança pra lá de esquisita.
A torcida não ligou muito. O que valeu foi a boa atuação colorada e os três pontos no jogo que marcou a estreia do técnico Fernandão. (Clique para saber mais)
Arquibancada é o telhado
Alguns torcedores tiveram o "benefício" de não pagar ingresso para ver Atlético-PR 0 x 1 Vitória, sábado, em Paranaguá, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Eles assistiram ao jogo do telhado de uma casa, aproveitando para pegar um bronzeado. Um camarote diferente. O futebol apresentado não foi dos melhores, mas o Vitória não tem do que reclamar, já que faturou os três pontos.
Inacreditável é pouco
Ainda na derrota do Atlético-PR para o Vitória, o atacante Marcelo, do time paranaense, mostrou que estava num dia brilhante às avessas.
O jogador perdeu dois gols feitos, muito feitos, levando os torcedores à loucura. Alguns chegaram a comemorar gol. Faltou colocar o pé na forma. Marcelo foi defendido pelo técnico Jorginho após a partida.
Gol do meio de campo na Série B do RJ
O atacante Denílson, do Audax, mostrou que estava esperto ao aproveitar péssima reposição de bola do goleiro Júnior, do Serra Macaense, e mandar para o gol do meio de campo, num chute preciso.
O Audax venceu por 3 a 0, em São João de Meriti-RJ, e ficou mais perto do acesso à elite do futebol carioca.
(Clique para saber mais sobre a Série B do RJ)
Mascote expulso pela terceira vez
O árbitro Paulo Cesar Oliveira expulsou o "Leãozinho", mascote do Sport, durante o jogo contra o Atlético-MG, na Ilha do Retiro.
A CBF não permite que as simpáticas figuras fiquem ao redor do campo enquanto a bola rola.
Foi a terceira vez neste Brasileiro que o mascote teve que deixar as imediações do campo. O Sport, que acabou goleado por 4 a 1.
Virada épica na Série B do Brasileiro
O CRB mostrou no sábado com quantos gols se faz uma bela virada.
Jogando em casa, no Rei Pelé, o time alagoano foi surpreendido pelo Joinville na primeira etapa.
Os catarinenses abriram 3 a 0. Mas o CRB, com três gols de Geovani, virou para 4 a 3.
Valdivia atropela bandeirinha
Durante a vitória do Palmeiras sobre o Náutico, na Arena Barueri, Valdivia protagonizou um lance curioso.
O chileno disputou uma bola na lateral e acabou não conseguindo frear.
O meia só parou após se chocar com o bandeirinha. Os dois foram ao chão. A torcida vibrou.
Hino com um time só
Uma cena curiosa marcou a vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre a Ponte Preta na tarde deste domingo, no Estádio Moisés Lucarelli. Na hora da execução do Hino Nacional que antecede o início das partidas por lei em São Paulo, o Tricolor ainda não tinha entrado em campo. comunicação.
- Foi pura falha de comunicação até por parte do delegado da partida sobre o protocolo do hino. Entramos em campo na hora prevista para o início da partida, mas em São Paulo existe essa lei. Não foi nada demais. Falha na comunicação apenas - resumiu Rodrigo Caetano, dirigente tricolor.
Jogadores viajam 600 km de táxi
Um fato inusitado aconteceu na viagem que a delegação do Aracruz-ES fez para encarar o Guarani-MG, em Minas Gerais, pela Série D do Brasileirão 2012. Por causa de problemas de identificação no aeroporto, dois atletas não puderam embarcar no avião e foram para o jogo de táxi, percorrendo um trajeto de mais de 600 km. A corrida até que não saiu tão caro: R$ 900. (Clique para saber mais sobre o jogo)
É o amor
Um pedido de casamento na arquibancada foi o melhor momento do Figueirense na derrota de 2 a 0 para o São Paulo, neste domingo, no Orlando Scarpelli.
O casal trocou alianças no meio da galera, arrancando aplausos. O noivo, conhecido por Alemão, ficou bastante envergonhado.
(Clique para saber mais sobre a partida)
Botafogo campeão na Bahia
Botafogo x Jacuipense, decisão da Segunda
Divisão do Baiano (Foto: Divulgação/FBF)
O Botafogo de Salvador conquistou o título da Segunda Divisão Baiana ao vencer o Jacuipense por 2 a 0 na decisão, realizada sábado, no estádio de Pituaçu. Ambos conquistaram o acesso para a elite do futebol do estado.
A confirmação do acesso do Botafogo é o retorno de um dos clubes mais tradicionais do estado. Com 97 anos de existência, o Mais Simpático, como o time também é conhecido, é o quarto maior vencedor do Campeonato Baiano – são sete títulos conquistados. (Clique para saber mais)
No Espírito Santo também teve festa de campeão na Segundona. A Desportiva Ferroviária levantou a taça. (Clique para saber mais)
Técnico sofre arrastão no RJ
O técnico Mário Marques, do Goytacaz, teve o seu carro roubado por bandidos que fizeram um arrastão na Via Dutra, altura de Coelho da Rocha, na noite de sábado, poucas horas depois da vitória de 3 a 2 sobre o Artsul, jogo válido pela Série B do Campeonato Carioca. Os bandidos atravessaram um veículo na pista e saíram atirando para o alto.
- Foram momentos de terror, mas graças a Deus não mataram ninguém. Além do carro, levaram os documentos e telefones. Isso é o de menos. Estamos gratos por estarmos vivos – disse. (Clique para saber mais)
Apesar da derrota do ASA por 3 a 2 para o Ceará (veja os gols) e de o time estar na zona da degola da Série B, mais uma vez o atacante Lúcio Maranhão é o destaque do Prêmio Artilheiro do Ano. O jogador fez os dois gols da equipe alagoana na partida, atingindo a marca de 31, ultrapassando Neymar (com 30) e chegando à vice-liderança.O atleta do Santos está com a Seleção para a disputa de Londres-2012.
O primeiro colocado ainda é Neto Baiano, do Vitória, com 37. Ainda no triunfo do Vozão, Mota balançou a rede e agora tem 21 tentos pelo Prêmio Friedenreich. O Rubro-Negro é o vice-líder da Segundona, e o Ceará, 11º.
Alecsandro marca na vitória do Vasco e chega a 22 na disputa (Foto: Luciano Belfort / Futura Press)
Alecsandro fez um dos gols na vitória do Vasco sobre o Santos por 2 a 0, assumiu a artilharia isolada do Campeonato Brasileiro com sete tentos e agora tem 22 no ano, ao lado de Felipe Azevedo, do Sport. Com a ajuda do atacante, o Cruzmaltino é o segundo colocado no torneio.
Pelo Bahia, Souza fez, mas não ajudou muito a situação do time. O atacante balançou a rede no jogo contra o Coritiba em Pituaçu e empatou com Leandro Damião (Internacional) e Wellington Paulista (Cruzeiro) com 20 gols. O Tricolor baiano chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas permitiu que adversário empatasse em 2 a 2 – o Bahia é o penúltimo na Série A.
Quem também foi bem na rodada foi Denis Marques. O atacante marcou duas vezes no empate em 3 a 3 do Santa Cruz com o Paysandu pela Série C, chegando a 19 gols no ano. O Santa está na sexta colocação do Grupo A da primeira fase da competição.
Na Série D, o Campinense bateu o Baraúnas por 2 a 1 com a ajuda de um gol de pênalti do atacante Warley, que ainda foi expulso na partida – o primeiro cartão vermelho na carreira do jogador de 34 anos. Ele está com 23 gols pelo Prêmio Friedenreich, e o time lidera o Grupo A3 da Série D.
Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
21/07/2012 23h17 - Atualizado em 21/07/2012 23h18
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro