A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta quinta-feira, que o campeão da Copa do Nordeste terá garantido uma vaga na Copa Sul-Americana. A 10ª edição da competição será disputada por 16 clubes de sete estados da região, de 19 de janeiro até 17 de março. Os participantes foram definidos por critério de colocação nos campeonatos estaduais de deste ano – estão afora apenas os representantes de Piauí e Maranhão.
De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, a decisão serve para valorizar a competição, que foi disputada pela primeira vez em 1994 e teve sua última edição em 2010.
- Este foi o primeiro pleito das federações quando resolvemos pedir o apoio da CBF para reeditar a Copa do Nordeste. Fico muito feliz por saber que a CBF atendeu este pedido. A decisão só valoriza a Copa do Nordeste.
Pernambuco e Bahia terão três representantes, enquanto Ceará, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte serão representados por dois clubes cada.
O lançamento oficial da competição ocorre esta noite, com o sorteio das chaves, no Marina Park Hotel, em Fortaleza. A solenidade terá a presença do presidente da CBF, José Maria Marin, e do vice-presidente Marco Polo Del Nero.
Representantes por estado
Bahia: Bahia, Vitória e Feirense.
Pernambuco: Santa Cruz, Sport e Salgueiro.
Ceará: Ceará e Fortaleza.
Alagoas: CRB e ASA.
Sergipe: Itabaiana e Confiança.
Paraíba: Campinense e Sousa.
Rio Grande do Norte: América e ABC.