sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Leandro Campos é o novo técnico do ASA em substituição a Nedo Xavier

Treinador do Joinville, Leandro Campos (Foto: Divulgação / JEC)Leandro Campos deixa o Joinville e vai para o ASA
(Foto: Divulgação / JEC)

Leandro Campos, que comandou o ABC e o Joinville na Série B do Brasileirão deste ano, é o novo treinador do ASA. Ele substituirá Nedo Xavier, que não chegou a um acordo financeiro e está indo embora da equipe de Arapiraca (AL), depois de garantir a permanência do time na competição para o próximo ano.

A direção alvinegra disse que se esforçou para tentar manter Xavier, uma vez que estava satisfeita com o trabalho por ele realizado, mas a negociação com o treinador não evoluiu. Na quinta-feira, mais uma vez houve uma tentativa de acordo para renovação do contrato, mas Nedo manteve sua proposta, julgada alta para o início de temporada, considerando que a primeira competição será o Campeonato Alagoano, que é deficitário.

O técnico Leandro Campos deve se apresentar nos próximos dias. Ele vem credenciado pelo bom trabalho realizado à frente do ABC e do Joinville. Na ocasião, deve tratar da formação da comissão técnica e, provavelmente, apontará nomes de possíveis reforços para a próxima temporada.

Artilheiro também deve sair

Quem também deve sair do ASA é um dos principais atletas do clube em 2012, revelação em nível nacional: o atacante artilheiro Lúcio Maranhão. Segundo as informações, o jogador está acertando sua transferência para o futebol chinês.



Central do Mercado: Robinho, Conca e Renato Augusto podem retornar

Robinho gol Milan (Foto: EFE)Robinho: sonho de consumo do Santos para
a próxima temporada (Foto: EFE)

O Brasileiro só termina no próximo fim de semana, mas os clubes já estão a todo vapor no mercado para a montagem dos elencos para próxima temporada. A aposta de algumas equipes é investir na tentativa de repatriar jogadores que já deram certo no próprio clube. Nesta quinta, o presidente do Santos, Luiz Álvaro Oliveira, disse que tem otimismo sobre a possível volta de Robinho, do Milan. No Fla, Zinho já enviou proposta para tentar contratar Renato Augusto, do Bayer Leverkusen. Depois da renovação de Ronaldinho com o Galo, o Fluminense tem como prioridade o acerto com Conca, do Guangzhou Evergrande, da China.

Se Conca voltar realmente ao Brasil para defender o Tricolor, não será companheiro de Elkeson na China. Nesta quinta, o Botafogo acertou a venda de seu atacante por cerca de R$ 16 milhões. A diretoria, no entanto, ainda não confirma. Caso que promete, mais uma vez, virar novela é o que envolve o cruzeirense Montillo. O empresário do jogador disse que não recebeu propostas, apesar do interesse de Grêmio, Santos e São Paulo.

Apesar das dificuldades financeiras, o Vasco tenta se movimentar para reforçar o elenco. Nesta quinta, o nome do meia Cícero, do São Paulo, surgiu como uma opção. Já o volante Eduardo Costa confirmou que não ficará na Colina em 2013. Quem pode ir de um rival para o outro é o meia Vander, do Bahia. Ele afirmou que recebeu uma proposta do Vitória e não descarta a transferência.

Também nesta quinta dois veteranos renovaram contratos com seus clubes. O lateral-esquerdo Léo, de 37 anos, acertou por mais uma temporada e pode se tornar um dos dez jogadores que mais entraram em campo pelo Peixe. O atacante Fábio Júnior, de 35 anos, também ampliou seu vínculo com o América-MG.

Se alguns atletas tiveram as permanências seladas nesta quinta, muitos do Palmeiras tiveram a confirmação de que não ficam no clube. A diretoria anunciou uma lista de dispensa com o lateral-esquerdo Leandro, o volante João Vitor, o meia Daniel Carvalho e os atacantes Betinho e Obina, todos com contrato no fim. Além destes, outros 11 estão nos planos do técnico Gilson Kleina.

O mercado dos técnicos também teve novidades nesta quinta. Internacional e Dunga estão cada vez mais perto de um acerto. O ex-comandante da Seleção Brasileira afirmou que faltam "detalhes". No Avaí, Renê Simões recebeu proposta para ser o treinador e disse que achou o projeto interessante.


 



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ASA anuncia mais dois reforços para a temporada

O presidente do ASA, José dos Santos Oliveira, anunciou a chegada de mais dois jogadores ao clube nesta terça-feira: Leandro Cardoso, zagueiro ex-Sertãozinho-SP, e Raul Victor, meia ex-Aparecidense-GO. Eles se juntam ao lateral esquerdo Chiquinho, que teve sua contratação fechada no último sábado.

O zagueiro Leandro Álvares Cardoso, 29 anos, estava disputando a Série A2 do Campeonato Paulista com o Sertãozinho. O atleta atuou pelo ASA em 2009, quando foi campeão alagoano e capitão do time que conseguiu o vice-campeonato Brasileiro da Série C.

Já o meia Rual Victor da Silva Cajazeiras, também de 29 anos, já defendeu Ceará, Internacional, Ferroviário-CE, Góias, Gama-DF, Horizonte-CE, Fortaleza, Anapolina-GO, Icasa-CE e atualmente estava defendendo o Aparecidense-GO.

Os três atletas chegarão a Arapiraca nesta quarta-feira e serão apresentados oficialmente no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, após a partida entre ASA e Horizonte pela Copa do Brasil.



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ASA renova contrato do lateral-esquerdo Chiquinho Baiano

Autor dos dois últimos gols do ASA na Série B 2012 - na derrota por 4 a 2 para o CRB no último sábado -, o lateral-esquerdo Chiquinho Baiano chegou a um acerto com a diretoria e vai ficar mais uma temporada no alvinegro arapiraquense. Ele se junta ao goleiro Gilson e ao lateral-direito Osmar, que prorrogaram contrato no início desta semana.

Entre os demais jogadores que chegaram ao ASA nesta temporada, o zagueiro Fabiano e o volante Geovane também estão em negociação para renovar seus vínculos. O clube de Arapiraca aposta no alto número de competições como atrativo para os atletas. Em 2013, o time vai disputar o Campeonato Alagoano, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e a Série B do Campeonato Brasileiro.

Além de Chiquinho Baiano, Gilson e Osmar, o clube tem contrato para o ano que vem com: Edson Veneno, Sílvio, André Nunes, Cal, Jorginho, Kessi, Danilo Bahia, Valdívia, Thallyson, Anderson, Didira, Jorge Caju, Henry e Lúcio Maranhão. Porém, alguns podem sair, como é o caso do atacante Lúcio Maranhão, alvo do futebol chinês.

O ASA retorna das férias no dia 27 de dezembro. O primeiro jogo do time arapiraquense na temporada 2013 é contra o Salgueiro, pela Copa do Nordeste, no dia 20 de janeiro, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.

Comissão técnica quase completa

O ASA também se movimenta com renovações fora de campo e aguarda o fim da negociação com o treinador Nedo Xavier para fechar a comissão técnica. Após o acerto com o preparador de goleiros Adriano Soares, o clube já concretizou as renovações com o preparador físico Adriano Oliveira e com o auxiliar técnico Moisés de Lima Neto.



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Teve isso! Inter à la Íbis, sósia de Tirone e clássico com sete expulsos

A temporada do futebol brasileiro vai chegando ao fim com curiosidades aos montes. Entre rebaixados e desesperados, o sabor é amargo. As provocações são muitas, por isso é melhor levar com bom humor. Foi o que fez a torcida do Palmeiras. O Engenhão vazio mostrou um fim de semana desanimado no futebol carioca, e as sete expulsões no clássico potiguar provam que a rivalidade ultrapassa a frieza de caminhos já traçados. Confira estes e outros fatos curiosos que marcaram o fim de semana no futebol brasileiro:

Protesto bem-humorado

Protesto torcedores Palmeiras (Foto: Rodrigo Coca / Ag. estado)Sósia de Tirone simula banho de sol
(Foto: Rodrigo Coca / Ag. estado)

Nada de pichações, agressões ou incêndios. Desta vez, a torcida do Palmeiras resolveu fazer um protesto bem-humorado por causa do péssimo momento vivido pelo clube no Campeonato Brasileiro. Integrantes da principal facção organizada do Verdão foram até a porta da Academia de Futebol na manhã de sábado para fazer manifestação contra a direção e o time por causa do rebaixamento para a Série B.

O principal alvo dos torcedores foi o presidente Arnaldo Tirone. Palmeirenses levaram ao local até um sósia do presidente, que ficou sentado em uma cadeira de praia e usando o celular, em uma espécie de reconstituição da cena que revoltou alviverdes na última segunda-feira, quando o mandatário foi flagrado em uma praia do Rio de Janeiro, um dia após o rebaixamento da equipe.

Além do presidente, outros três palmeirenses foram alvo de críticas dos torcedores. O chileno Valdivia, com camisa da seleção chilena e muletas, o goleiro Bruno, com "mão de alface", e o vice-presidente Roberto Frizzo, enfaixado como uma múmia, também foram "representados" por torcedores.

protesto torcida Palmeiras CT (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado)Protesto curioso da torcida do Palmeiras (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado)

Engenhão às moscas

O fim de semana foi de públicos muito reduzidos no Engenhão. No sábado, o chamado Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco teve apenas 5.971 pagantes. Foi o pior público do duelo desde 2002. E desde 2006 a partida não tinha público inferior a 10 mil pagantes. No domingo, um número ainda menor no encontro entre Botafogo e Atlético-MG. Somente 3.039 torcedores pagaram ingresso.

torcedor vasco engenhão (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Torcedor do Vasco em meio a inúmeras cadeiras vazias (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Clássico com sete expulsões

América e ABC fizeram sábado um clássico que não valia muito. Os dois representantes do Rio Grande do Norte na Série B já estavam com os caminhos definidos na competição. Mas os jogadores deixaram a tranquilidade no vestiário e fizeram um duelo muito tenso. Foram sete jogadores expulsos. A partida no Estádio Frasqueirão, em Natal, precisou ser encerrada antes do previsto porque o time rubro ficou com apenas seis jogadores em campo. O técnico Roberto Fernandes também foi para o chuveiro mais cedo.

Hino com apenas um time

 No clássico alagoano entre CRB e ASA, uma cena chamou atenção antes de a bola rolar. Com a velha mania de atrasar a partida para se aproveitar de saber os resultados dos outros jogos, o CRB, que lutava contra o rebaixamento, fez de tudo para enrolar o apito inicial. Tanto que só entrou no gramado quando o hino nacional já havia sido executado, com apenas os torcedores do ASA perfilados. Não adiantou. O CRB venceu, mas mesmo assim acabou degolado para a Série C.

Ivete dá força para o Leão, que sobe para a Série A

 A presença de uma de suas torcedoras mais ilustres era o empurrão que faltava ao Vitória para, enfim, voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro. Antes do duelo contra o Ceará, no Barradão, válido pela última rodada da Série B, a cantora Ivete Sangalo pousou de helicóptero no gramado, animando a torcida que lotava o estádio. Em campo, o Vitória mostrou nervosismo e acabou empatando por 1 a 1, mas garantiu o acesso.

Sheik fazendo escola

O atacante Emerson, do Corinthians, provocou o Palmeiras na semana passada, após o rebaixamento para a Série B. E outros jogadores foram na onda neste domingo. Artilheiro da Série B com 27 gols, Zé Carlos, do Criciúma, disparou para cima do Avaí, que, ao contrário do Tigre, permanece na Segunda Divisão no ano que vem. 

Twitter Kieza Náutico (Foto: Reprodução / Twitter)Twitter Kieza Náutico (Foto: Reprodução / Twitter)

— Vão ter que chorar mais um ano na segunda divisão. Tem que berrar para os jogadores deles terem mais raça, porque vão jogar mais um ano na Série B — declarou.

Em Pernambuco, Kieza, atacante do Náutico, foi na mesma linha ao falar sobre o rival Sport, que precisa vencer o Timbu, domingo, na última rodada, e torcer contra tropeço de Bahia ou Portuguesa na última rodada para ficar na Série A.

- Domingo vamos acabar de derrubar a coisa - declarou.

Inter tem novembro de Íbis

Campanha do Inter em novembro de 2012 (Foto: Globoesporte.com)

O Inter, apelidado de 'Campeão de tudo' em função dos inúmeros títulos, definitivamente parou no tempo e fez uma campanha inacreditável em novembro. Em quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro, foram quatro derrotas, nenhum gol marcado e oito sofridos. Um rendimento digno de Íbis, o time pernambucano que já foi eleito o pior do mundo. A torcida colorada gritou "timinho" e "olé" a cada troca de passes da Portuguesa, na derrota de 2 a 0, no Beira-Rio. Ídolo, o argentino D'Alessandro disse que a equipe está "sem força", mas reclamou das vaias dos torcedores dizendo que pode "saltar da barca". O Inter tenta juntar os cacos para a última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, domingo que vem, no Olímpico.

Erro no placar fez torcida do Bahia comemorar gol que não aconteceu

bahia; pituaçu (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Torcida do Bahia no Pituaçu
(Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)

Após o apito final na partida entre Bahia e Náutico, no estádio de Pituaçu, o sentimento da torcida do Tricolor era de frustração com o empate, que não era suficiente para garantir a fuga do rebaixamento já nesta rodada. No entanto, por alguns segundos, uma inesperada festa tomou conta das arquibancadas. A alegria repentina foi fruto de um erro no placar eletrônico do estádio.

Enquanto mostrava os demais resultados da rodada, o equipamento mostrou de forma equivocada o placar da partida entre Sport e Fluminense. O jogo da Ilha do Retiro, que terminou 1 a 1, já estava finalizado quando o placar mostrou um resultado diferente do que aconteceu: Sport 1 x 2 Fluminense.

Rapidamente, os milhares de tricolores que ainda se encontravam no estádio comemoraram. Alguns jogadores, como o atacante Elias, que ainda estava se dirigindo aos vestiários, chegaram a festejar o inexistente segundo gol do Flu. O resultado rebaixaria o Sport e livraria o Bahia de qualquer possibilidade de queda para a Série B. A definição ficou para a última rodada.

A ira de Muricy

Na entrevista coletiva realizada após o empate com o Corinthians, o técnico do Santos, Muricy Ramalho, voltou a cobrar publicamente a diretoria, chamando a atenção para a necessidade de contratações de reforços que qualifiquem a equipe em 2013. E mandou um recado.

Vocês conhecem São Tomé? Eu só acredito vendo. Estou ficando cansado disso"

Muricy Ramalho

– Estou um pouco cansado disso. As contratações precisam chegar. Estamos fazendo muitas reuniões e não sai disso. O ano está acabando, logo mais vão começar as férias e não chega ninguém. As coisas estão muito lentas. É preciso ter um plantel e não um time. Estou tentando explicar isso para a diretoria e vamos ver o que acontece – afirmou o treinador, para em seguida completar.

– Vocês conhecem São Tomé? Eu só acredito vendo. A história é bacana, mas só estamos nisso por enquanto. Na hora em que o contrato for assinado, eu dou parabéns. Estou ficando cansado disso – afirmou.



Diretoria do ASA inicia série de reuniões para planejamento de 2013

Após o encerramento da temporada, a diretoria começou a se mover para pendências de 2012 e começar o planejamento para 2013. A segunda-feira foi de reuniões com atletas, comissão técnica e funcionários. O dirigente José dos Santos Oliveira confirmou uma série de reuniões para definir o pagamento de salários do mês de novembro. Atletas, comissão técnica e funcionários terão suas situações definidas durante a semana.

Segundo Zé da Danco, na próxima quarta-feira os primeiros contratos de renovação, bem como liberações, devem ser anunciados e posteriormente assinados. Vale lembrar que vários atletas interessam à direção para continuar em 2013, bem como jogadores que pertencem ao clube estão sendo sondados. Por isso, a direção pede calma nas negociações para a próxima temporada.

No elenco, a posição que deve ser totalmente refeita é a de goleiro, pois nem o titular Gilson, nem os reservas Thiago Régis e Jônatas devem continuar.

Como o ASA está fora da primeira etapa do Campeonato Alagoano, a pré-temporada para 2013 está programada para começar só na segunda quinzena de dezembro. A primeira competição da equipe no ano que vem é a Copa do Nordeste. No calendário do ASA, para 2013, ainda constam a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série B.



Artilheiro do Ano: com fim da Série B, Neymar terá chance de bater recorde

Zé carlos do Criciúma (Foto: Cristiano Andujar / Ag. Estado)Zé Carlos passou em branco no clássico com Avaí
(Foto: Cristiano Andujar / Ag. Estado)

O Criciúma voltou à elite do Brasileirão e o ASA conseguiu se manter na Série B. Objetivos cumpridos pelos clubes. Porém, na última rodada da Segundona, os artilheiros das equipes passaram em branco e mantiveram o número de gols na temporada. No empate do Tigre com o Avaí em 1 a 1, Zé Carlos não conseguiu balançar a rede. Já o time de Arapiraca foi derrotado por 4 a 2 para o CRB, com dois gols de Chiquinho Baiano e nenhum de Lúcio Maranhão.

A semana, no entanto, foi bem movimentada na classificação do prêmio Artilheiro do Ano. Aloísio, do Figueirense, marcou duas vezes contra o Grêmio e subiu para o 14º lugar, com 26 gols na temporada. Goleador do Brasileirão, Fred, do Fluminense, balançou a rede contra o Sport e chegou a 30 no ano. Na mesma partida, Felipe Azevedo fez o gol do empate do Leão e alcançou a marca de 26 gols.

Na Série B, Zé Carlos e Lúcio Maranhão não marcaram. Por outro lado, Lima deixou o dele na derrota do Joinville para o Goiás. No Clássico Rei, ABC e América-RN empataram em 2 a 2, com os gols do time rubro marcados por Isac, que voltou a figurar na lista dos maiores goleadores da temporada, com 26 marcados.

Agora, Neymar terá a partida contra o Palmeiras no próximo sábado para tentar se isolar na liderança do Artilheiro do Ano e igualar ou superar o próprio recorde, de 42 gols em 2010. Ainda com chances, Luis Fabiano corre por fora. Com 31 gols na temporada, o Fabuloso ainda poderá fazer mais quatro partidas, caso o São Paulo chegue à final da Copa Sul-Americana.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Prêmio Friedenreich 25/11/2012 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols

Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



sábado, 24 de novembro de 2012

Veja os resultados de sábado pelas Séries A e B e três estaduais

24/11/2012 21h54 - Atualizado em 24/11/2012 21h55

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Fabiano diz que ASA termina o ano triste com derrota para o rival CRB

Para o ASA, o jogo contra o CRB não tinha valor além da rivalidade entre os times alagoanos. Porém, a chance de poder confirmar o rebaixamento do grande rival fez com que o time de Arapiraca mostrasse grande empenho na partida e ficasse à frente no placar duas vezes. Porém, o CRB virou o jogo e - apesar de ter sido rebaixado - conseguiu uma vitória fora de casa, o que motivou Fabiano a demonstrar grande insatisfação.

- Nós vacilamos muito hoje, tomamos quatro gols em casa depois de estar ganhando. Não pode, a gente termina o ano triste com essa derrota. Mas temos a esperança de que ano que vem teremos uma boa campanha - disse, ao fim do jogo.

O atacante Lúcio Maranhão também lamentou o resultado. Grande estrela do time na temporada, o atacante tem seu destino incerto por enquanto e admitiu ter propostas de outros clubes.

- Vou ver como será meu futuro. Vou trabalhar e me preparar fisciamente. Algumas propostas, mas vamos ver aí, com meu empresário e a diretoria do ASA - declarou.



CRB vence de virada o ASA, mas não escapa da queda para a Série C

O CRB fez com muitas dificuldades a sua parte na última partida pelo Campeonato Brasileiro da Série B, mas não conseguiu impedir a sua iminente queda para a Série C. O time de Maceió derrotou de virada o ASA, por 4 a 2, neste sábado, no estádio Municipal de Arapiraca (AL), mas as vitórias do Guaratinguetá sobre o Barueri, por 2 a 1, e do Bragantino sobre o Boa Esporte, por 3 a 0, foram fatais para o CRB.

Geovani, Rodrigão, Denílson e Diego Palhinha fizeram os gols do Alvirrubro, e Chiquinho Baiano fez o dois do Alvinegro, mas acabou expulso quando o adversário já vencia por 3 a 2. O CRB terminou a competição em 17º lugar, com 42 pontos, enquanto que o ASA estacionou nos 44 e ficou na 13ª colocação.

O jogo

O CRB entrou em campo de uniforme branco, como o ASA, e teve de voltar para o vestiário para trocar pelo predominantemente vermelho, mas não ganhou muito tempo em relação aos outros jogos, que tinham início previsto para o mesmo horário, 16h20m, porque o Hino Nacional foi executado mesmo sem os jogadores do time de maceió em campo.

A partida começou aberta, com as duas equipes buscando o gol. Enquanto o time da casa procurava mais a peetração na área adversária, os visitantes arriscavam muito em chutes de fora da área. E foi numa jogada de área que o ASA abriu o marcador, aos 23 minutos: Geovane fez bela jogada pela direita e cruzou na medida para o lateral-esquerdo Chiquinho Baiano, que entrava como um raio no lado oposto, completar de primeira, com o pé canhoto. Festa para a torcida do time de Arapiraca que exibia nas arquibancadas vários caixões de papelão com as cores e o escudo do rival.

A esperança voltou a sorrir para o torcedor do CRB quando aos 29 Geovani cobrou falta com pereição da meia-esquerda e colocou a bola no canto alto direito de Gilson Rodrigo, que saltou em vão: 1 a 1. O jogo continuou lá e cá, e aos 36, o time de Maceió teve excelente oportunidade para virar o marcador: Ricardinho penetrou na área do ASA, passou pelo goleiro Gilson, mas perdeu o ângulo e deu de calcanhar para Geovani, que tentou colocar, mas o arqueiro do time da casa foi mais esperto e evitou o gol. Naquele momento, mesmo uma vitória não salvava o Alvirrubro, porque o Guaratinguetá vencia o Barueri, por 2 a 0, e o Bragantino derrotava o Boa Esporte, por 1 a 0. Os torcedores arapiraquenses não perdoaram e gritaram: "Adeus, Galo!".

CRB volta desanimado, leva o segundo, mas reage e vira

Com os resultados desfavoráveis dos outros jogos, o CRB voltou para o segundo tempo parecendo um pouco desanimado. O ASA assumiu uma postura mais ofensiva, mas quase não ameaçava, até que aos 11, Chiquinho Baiano cobrou falta da meia-direita, a bola foi rasteira, tocou na trave direita de Cristiano, tocou em seus calcanhares e foi à rede. A sorte não estava mesmo do lado alvirrubro.

O gol despertou a equipe da capital, que criou duas boas chances; uma aos 13, em chute de Palhinha de dentro da área, e aos 18, em cobrança de falta de Geovani. Sem nada a perder, a equipe da casa passou então a jogar nos contra-ataques. Mas o esforço do CRB acabou premiado, aos 25. Paulo Victor cobrou falta na entrada da área, Gilson não segurou, houve um bate-rebate até que Rodrigão colocou a bola no canto esquerdo do goleiro do ASA: 2 a 2.

O time da casa avançou suas linhas novamente, mas acabou levando o terceiro, aos 30: deu belo passe para Denílson, que livre na área, tocou com tranquilidade a bola no canto direito de Gilson. O resultado ainda não era suficiente para fazer o CRB escapar da degola por causa das vitórias de Bragantino e Guaratinguetá, mas o Alvirrubro fazia a sua parte. Aos 36, Chiquinho Baiano levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso.

Três minutos depois, por pouco Denílson não fez o quarto gol, mas chutou a chance para fora, à direita de Gilson. Ele veio aos 46, quando Denílson fez embaixadinha na área e serviu Diego palhinha, que bateu forte para marcar: 4 a 2. Mas de nada adiantou a comemoração com dancinha após o gol: o CRB estava rebaixado.



Série B tem nove envolvidos em título, acesso e degola: veja possibilidades

O Campeonato Brasileiro da Série B tem seus últimos jogos marcados para 16h20m (de Brasília) deste sábado. Em todas as pontas da tabela há disputas em aberto. Dos nove jogos marcados para este sábado, oito envolvem times que ainda brigam por algo na competição. Se já garantiram o acesso à elite, Goiás e Criciúma ainda lutam para assegurar o título. Pouco abaixo, três equipes jogam a vida para ficar com as duas últimas vagas na Primeira Divisão: Atlético-PR, Vitória e São Caetano. Na outra ponta da tabela, só dois dos quatro rebaixados já estão definidos (Ipatinga e Barueri). Bragantino, Guarani, Guaratinguetá e CRB tentam terminar o ano sem o gosto amargo da degola. Só dois deles sobreviverão. Abaixo, confira o panorama detalhado nas lutas pela taça, pelo acesso e contra o rebaixamento na última rodada da Série B.

Briga pelo título

O Goiás está bem perto de assegurar a taça. Para isso, basta empatar com o Joinville, no Serra Dourada. O time catarinense não tem mais aspirações na competição: em sexto lugar, não tem como chegar ao G-4, e o risco de rebaixamento não existe.

- A gente não muda a forma de jogar. É sempre buscando o resultado, não podemos ficar sentados em cima do regulamento e de repente, quando acordarmos, a situação está complicada. A nossa forma de jogar é para frente, foi assim e é importante que seja assim - destaca o técnico esmeraldino, Enderson Moreira.

A gente não muda a forma de jogar. É sempre buscando o resultado, não podemos ficar sentados em cima do regulamento e de repente, quando acordarmos, a situação está complicada. A nossa forma de jogar é para frente, foi assim e é importante que seja assim"

Enderson Moreira, técnico do Goiás, a um empate de assegurar o título

A única equipe que pode tirar o título do Goiás é o Criciúma. Para isso, terá obrigatoriamente de vencer o Avaí, na Ressacada, e torcer para que o Verdão do Cerrado seja derrotado pelo Joinville. Esta é a única combinação que dá a taça ao Tigre (Criciúma e Goiás terminariam empatados, com 75 pontos, mas os catarinenses acabariam em primeiro lugar por terem uma vitória a mais).

- Vamos fazer nossa parte, como temos feito. Primeiramente, temos que ganhar nosso jogo para depois pensar no Goiás. Nosso pensamento é que o Joinville também faça um ótimo jogo lá e consiga a vitória. Lá (no Joinville) há jogadores, pais de família, acho que no futebol ninguém joga para perder. Acho que vão fazer a parte deles. Creio que a motivação do Goiás é muito maior, dentro de casa, em busca do título. Mas creio que (o JEC) afrouxar, em momento algum - avaliou o lateral Eric, do Criciúma, referindo-se à ajuda que o time vai precisar ter do rival Joinville.

Torcida do Goiás faz fila para comprar ingressos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Torcida do Goiás fez fila para comprar ingressos: expectativa de título (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Últimas duas vagas na Série A

Com Goiás e Criciúma já garantidos na elite, Atlético-PR, Vitória e São Caetano brigam pelas últimas duas vagas na Série A em 2013. Com 70 pontos e em vantagem no número de vitórias em relação ao time do ABC paulista, os rubro-negros paranaense e baiano garantem o acesso se ao menos empatarem seus jogos. O Atlético-PR faz o clássico com o Paraná, time já sem expectativas no campeoanto.

Temos que ter inteligência. Se não tomarmos gol, estaremos na Primeira Divisão. Vamos esperar o momento certo para fazer gol. A torcida pode estar ansiosa, mas temos que ter equilíbrio para que o resultado apareça naturalmente"

Pedro Ken, meia do Vitória

- A responsabilidade é toda do Atlético, porque o Atlético está em busca de uma causa muito grande. O Atlético está em um patamar de estabilidade técnica e financeira que permite dar passos mais largos. Não nos falta absolutamente nada. Mas, no quesito competição, o Atlético tem a resposabilidade maior porque tem muito a perder e muito a ganhar - declarou o técnico do Furacão, Ricardo Drubscky.

O Vitória, por sua vez, recebe o Ceará, equipe igualmente sem aspirações, no Barradão.

- A gente tem que pensar em fazer o resultado. Jogar para vencer. Entrar como entrou em todos os jogos dentro de casa. Claro que temos que ter inteligência. Se não tomarmos gol, estaremos na Primeira Divisão. Vamos esperar o momento certo para fazer gol. A torcida pode estar ansiosa, mas temos que ter equilíbrio para que o resultado apareça naturalmente - avaliou o meia Pedro Ken, do Vitória.

Atlético-PR contra o ASA (Foto: Gustavo Oliveira/Site oficial do Atlético-PR)Atlético-PR está a um ponto de retornar à elite do Brasileiro (Foto: Gustavo Oliveira/Site oficial do Atlético-PR)

Ao São Caetano, que tem 68 pontos, a única chance de conseguir o acesso é vencer o ameaçado Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas, e torcer para que, nos jogos dos concorrentes diretos (Atlético-PR e Vitória), ao menos um deles saia de campo derrotado.

Se o Azulão não vencer o Guarani, o acesso dos dois rubro-negros estará garantido, independentemente dos resultados que conseguirem em seus jogos.

Rebaixamento

Ipatinga e Barueri já começam a última rodada rebaixados. De resto, quatro equipes estão ameaçadas de ocupar as outros dois lugares entre os degolados: Bragantino, Guarani, Guaratinguetá e CRB.

Guarani treina no Brinco de Ouro (Foto: Murilo Borges / Globoesporte.com)Guarani: de-vice campeão paulista, time pode acabar 2012 na C (Foto: Murilo Borges / Globoesporte.com)

A situação para Braga e Bugre é menos preocupante, no sentido de que os clubes dependem apenas de suas forças para escapar. Ambos somam 41 pontos e, se vencerem suas partidas, estarão salvos. O Bragantino joga em casa contra o Boa Esporte, time sem aspirações no campeonato. O Guarani, por sua vez, recebe o São Caetano, no Brinco de Ouro. O Azulão precisa da vitória para, dependendo de outros resultados, conseguir o acesso à elite em 2013.

- Claro que todo mundo queria estar decidindo lá em cima, mas infelizmente foi o que restou. Temos que tirar o Guarani dessa situação que ninguém esperava. As coisas caminharam para isso. Agora é trabalhar o emocional. A gente sabe que a pressão é muito grande, mas tem jogadores com bastante experiência aqui, que vivenciaram isso em outros clubes - disse Bruno Recife, lateral-esquerdo do Guarani, que já passou por situação semelhante quando defendia o São Caetano.

Temos que tirar o Guarani dessa situação que ninguém esperava. As coisas caminharam para isso. Agora é trabalhar o emocional. A gente sabe que a pressão é muito grande, mas tem jogadores com bastante experiência aqui, que vivenciaram isso em outros clubes"

Bruno Recife, lateral do Guarani

Braga e Bugre têm chance de se salvar mesmo com empates ou derrotas. Mas, para isso, precisariam torcer por maus resultados dos outros concorrentes diretos, Guaratinguetá e CRB.

Com um ponto a menos que os outros dois ameaçados paulistas, o Guará é o primeiro integrante da zona do rebaixamento no momento. O time recebe o lanterna e já degolado Barueri. Para escapar, precisa vencer e torcer que ao menos um concorrente, entre Bragantino e Guarani, tenha na melhor das hipóteses um empate na última rodada.

O Guará, que conta com bom número de vitórias, tem chance de se salvar mesmo se não vencer seu jogo. Neste caso, teria de conseguir uma igualdade diante do Barueri e torcer por ao menos uma derrota dos concorrentes Braga e Bugre.

O quarto clube que luta para escapar da degola é o CRB, justamente o que começa a rodada mais ameaçado. Com 39 pontos, o time alagoano joga em Arapiraca, contra o já tranquilo ASA, mas que tem a motivação de rebaixar um rival local. Só a vitória interessa aos regatinos. Além de vencer seu jogo, o CRB terá de torcer por ao menos dois empates nos jogos de seus três rivais diretos (Bragantino, Guarani e Guaratinguetá).



Com capuz de carrasco, ASA recebe o quase condenado CRB

Um tranquilo e cruel ASA recebe neste sábado, às 16h20m (de Brasília), no estádio Municipal de Arapiraca (AL), o já quase condenado CRB, pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Em 12º lugar, com 44 pontos, já sem chances de subir para a A, nem de cair para a C, o time alvinegro do interior de Alagoas esfrega as mãos preparando a guilhotina para o rival de Maceió, que está em 18º, com 39 pontos, e não depende só de seus esforços para escapar da degola.

A equipe alvirrubra precisa dos três pontos e torcer para que pelo menos dois dos três times paulistas que estão imediatamente à sua frente tropecem. O Guaratinguetá é o 17º colocado, com 40 pontos e 12 vitórias, uma a mais que o CRB, e enfrenta em casa o já rebaixado e lanterninha Barueri. Guarani, em 16º, com 41 pontos e dez vitórias, e Bragantino, em 15º, com 41 e 11, correm perigo, mas também jogam em seus domínios: o Bugre contra o São Caetano, que ainda luta para voltar à elite, e a equipe de Bragança Paulista recebe o Boa Esporte, que está na mesma situação do ASA. Todos os jogos têm início previsto para as 16h20m.

No ASA, o técnico Nedo Xavier ainda não decidiu quem substituirá o volante Lucas, embora nos últimos treinos tenha escalado Geovane entre os titulares. Porém, Jorginho, que foi titular na derrota de 2 a 0 para o Paraná, na rodada passada, se mantém na briga. No entanto, isso não modificará a forma da equipe, o que já ocorrerá se Valdívia tomar o lugar de Rogério Maranhão, pois seis jogadores atuariam no meio de campo.

Neste caso, o artilheiro Lúcio Maranhão, que durante a semana disse que será , ficaria isolado no ataque. O time de Arapiraca deve começar com Gilson; Audálio, Fabiano e Edson Veneno; Osmar, Cal, Geovane, Didira e Chiquinho Baiano; Rogério Maranhão (Valdívia) e Lúcio Maranhão.

O técnico do CRB, Roberval Davino, não contará com o volante Marcinho Guerreiro, suspenso pelo STJD, mas terá os retornos de Diego Aragão e Ricardinho, que cumpriram suspensão. Mineiro, que normalmente entraria no lugar de Marcinho Guerreiro, ficará no banco por não estar ainda no ritmo de jogo ideal já que vem de lesão. Assim, Davino puxará Ednei para a cabeça de área e promoverá o retorno de Filipe ao miolo de zaga.

Se for levada em consideração a equipe que treinou entre os titulares na sexta-feira, o CRB irá a campo defender sua permanência na Série B com a seguinte escalação: Cristiano; Diego Aragão, Filipe, Rodrigão e Gleidson; Ednei, Gilberto, Jadilson e Geovani; Luiz Paulo e Denilson.
 



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Goiás precisa de um empate contra o Joinville para ser campeão da Série B

LANCEPRESS! - 23/11/2012 - 13:43 Goiânia (GO)

A rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira, com o confronto entre América-MG e Ipatinga. Mas a rodada pega fogo no sábado, quando o Goiás precisa de apenas um empate contra o Joinville para confirmar o título da competição. As outras equipes também entram em campo e lutam para decidir os dois times que completam o G4 e as duas equipes que fecham a lista de rebaixados para a Série C.

No Serra Dourada, o líder Goiás recebe o Joinville, sexto colocado com 60 pontos. Com todos os 38 mil ingressos vendidos, o lateral Vitor espera ver uma festa da torcida no estádio.

- Esperamos contar com nossa torcida no sábado. Quero ver um estádio lotado para empurrar nosso time ao título - pediu o lateral Vitor.

Sem poder contar com o zagueiro Valmir Lucas, suspenso, o técnico Enderson Moreira deve lançar Lacerda como titular. A boa notícia é a possível volta do lateral-esquerdo Egídio. O jogador vinha sentindo dores na coxa, mas treinou normalmente na última quarta-feira e está confirmado para a partida.

Mesmo sem valer muito para o Joinville, o jogo contra o Goiás vale título da Série B para o Esmeraldino e deve ser encarado com seriedade.

- Independente do Joinville mexer muito pouco com a própria classificação, o jogo mexe com o campeonato. Então, temos que procurar fazer um jogo bom. Vamos enfrentar um adversário que, ao meu ver, foi a melhor equipe da Série B - declarou Artur Neto, treinador do time catarinense.

Quem pode estragar a festa do Goiás é o Criciúma. O time catarinense faz um clássico contra o Avaí na Ressacada e ainda tem chances de conquistar o título. Para isso, o Tigre precisa vencer seu jogo e torcer por uma derrota do Goiás.

BRIGAS POR G4 E CONTRA A DEGOLA

Atlético-PR e Vitória, respectivamente terceiro e quarto colocados, conquistam a vaga no G4 e o acesso à Série A com um empate. O Furacão recebe o Paraná no ECO Estádio, enquanto o Rubro Negro baiano joga em casa contra o Ceará.

O São Caetano, quinto colocado e único time com chances de entrar no G4, vai até Campinas enfrentar o Guarani no Brinco de Ouro. Para conquistar o acesso, o Azulão precisa vencer este jogo e torcer por uma derrota de Atlético-PR ou Vitória. Com 41 pontos e ocupando a 16ª posição, o Bugre está apenas um ponto acima do Guaratinguetá, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, e precisa dos três pontos para não correr riscos de cair.

Em situação parecida com a do Bugre, o Bragantino recebe o Boa no estádio Nabi Abi Chedid. O time paulista precisa vencer para afastar de vez o risco da degola.

O Guaratinguetá, 17º com 40 pontos, joga em casa contra o lanterna e já rebaixado Grêmio Barueri. Para deixar a zona da degola, o Guará precisa vencer e torcer por um tropeço de Guarani ou Bragantino. Caso empate, o Guará precisa torcer pela derrota de um destes dois times.

Ainda correndo por fora por uma vaga para se manter na Série B, o CRB, 18º com 39 pontos, precisa de uma vitória sobre o ASA no Coaracy Fonseca. Mesmo que vença o jogo, o CRB ainda precisa torcer para que Guaratinguetá ou Bragantino percam seus jogos e para que o Guarani não vença o São Caetano.

CONFIRA OS CONFRONTOS DA ÚLTIMA RODADA DA SÉRIE B:

Sexta-feira - 16h20

Goiás x Joinville - Serra Dourada

Avaí x Criciúma - Ressacada

Guarani x Brinco de Ouro

Guaratinguetá x Grêmio Barueri - Dario Leite

Vitória x Ceará - Barradão

Atlético-PR x Paraná - ECO Estádio

ABC x América-RN - Frasqueirão

Bragantino x Boa - Nabi Abi Chedid

ASA x CRB - Coaracy Fonseca



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Presidente eleito promete concluir o CT do ASA

A conclusão do centro de treinamento é o principal desafio do presidente eleito do ASA, José Alexandre dos Santos Filho, aclamado nesta terça-feira para comandar o clube no biênio 2013/14. Jotinha Alexandre, como é mais conhecido o empresário, também quer aproveitar sua gestão para profissionalizar o clube.

Para tocar os destinos do ASA pelos próximos dois anos, a exigência de José Alexandre foi a inclusão do presidente que sai, José da Danco, na sua diretoria.

- Ele vai ser o diretor de futebol por ser um nome que agrega, que soma para o clube - afirmou o futuro presidente.

Jotinha Alexandre revelou como acabou aceitando ser o novo presidente do ASA:

- O convite surgiu em uma mesa redonda, quando estava conversando com alguns diretores do Conselho e fiquei surpreso. Aceitei desde que fosse um nome de consenso. Como não houve concorrência, estou topando este desafio.

Neste sábado, o ASA encerra sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro enfrentando o CRB, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL). Por ora, tudo que Jotinha quer é dar sorte ao clube do seu coração com uma vitória.

Futura diretoria do ASA:

Presidente - José Alexandre dos Santos Filho

Vice-presidente geral - Everton Santiago Maia

Vice-presidente social - Dalmácio Lúcio

Vice-presidente jurídico - José Ventura Filho

Vice-presidente médico - Luciano Santos

Vice-presidente de patrimônio - Francisco de Carvalho Neto

Vice-presidente de futebol amador - Moisés Machado

Vice-presidente de Marketing - Sérgio Lúcio

Vice-presidente financeiro - Ricardo Alexandre Marques.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ASA cumpre Estatuto e vai liberar 10% dos ingressos para o CRB

O presidente do ASA, José Oliveira, o Zé da Danco, disse que vai cumprir o que diz o Estatuto do Torcedor e vai disponibilizar 10% da capacidade do Estádio Coaracy da Mata, em Arapiraca, para a torcida do CRB, no clássico de sábado que pode definir o rebaixamento do time da capital para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Portanto serão colocados à venda para a torcida do Galo 1.250 bilhetes. Para a do ASA, segundo o dirigente, serão colocados à disposição 6.500 ingressos. Isso totaliza 7.750 ingressos, menos do que a capacidade total do estádio, 12 mil. Da Danco explicou o motivo:

- Teremos as autoridades, as mulheres que não vão pagar se levarem 2kg de alimento, entre outros. Por isso, não poderemos vender a capacidade total do estádio - justificou.

Da Danco disse ainda que não existe clima de guerra para a partida válida pela última rodada do Brasileirão da Série B:

- Não vamos transformar esse jogo numa guerra. Afinal, não é o ASA que vai rebaixar o CRB. O que vai rebaixá-lo, se isso acontecer, é a campanha que ele está fazendo na competição. Então, vamos parar de querer responsabilizar o ASA.

Com 39 pontos, o CRB está em 18º lugar na classificação da Série B, e para escapar do rebaixamento precisa vencer o ASA e torcer por tropeços de Guaratinguetá (40 pontos) e Guarani ou Bragantino (ambos com 41 pontos). Em 12º lugar com 44 pontos, o time de Arapiraca não corre o risco de cair.



ASA libera menos da metade dos ingressos que CRB teria direito

O clássico entre ASA e CRB, que vai decidir o futuro do Alvirrubro na Série B, no próximo sábado, pela última rodada da competição, já teve seus primeiros conflitos. Nesta segunda-feira, a diretoria do Alvinegro divulgou que só seriam colocados à venda 500 ingressos para os torcedores do CRB que quiserem ir a Arapiraca assistir ao jogo.

Ao tomar conhecimento, o presidente do Galo, Marcos Barbosa, disse que exigirá o cumprimento da resolução que dá direito ao time visitante pelo menos 10% da capacidade total do Estádio Coaracy da Mata Fonseca. O local do clássico tem capacidade para receber cerca de 12 mil torcedores. Neste caso, o CRB teria direito a 1.200 ingressos. A palavra final será dada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Com 39 pontos, o CRB está em 18º lugar na classificação da Série B, e para escapar do rebaixamento precisa vencer o ASA e torcer por tropeços de Guaratinguetá (40 pontos) e Guarani ou Bragantino (ambos com 41 pontos). Em 12º lugar com 44 pontos, o time de Arapiraca não corre o risco de cair.



Teve Isso! Esposas barradas na volta olímpica e 'Fla-Timão' contra o Verdão

Da volta olímpica do Fluminense ao rebaixamento do Palmeiras, o futebol brasileiro teve curiosidades para todos os gostos na última rodada. Perdeu alguma? Confira:

Corintiano feliz em Volta Redonda

 Além de empatar com o Flamengo por 1 a 1, em Volta Redonda, o Palmeiras foi prejudicado pela vitória do Bahia por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, em Pituaçu, e pelo empate entre Grêmio e Portuguesa em 2 a 2, no Canindé. Faltando duas rodadas para o término da competição, o Verdão soma 34 pontos e não tem mais como alcançar a Portuguesa, que tem 41 e é o primeiro time fora da zona do rebaixamento. Melhor para o torcedor corintiano Luciano Lemos, que viajou de Cruzeiro, em São Paulo, até Volta Redonda para torcer pelo rebaixamento do rival. Ele estava acompanhado da mulher e do filho, que vestia uma camisa do Corinthians por baixo do uniforme do Flamengo. A família acompanhou a partida na arquibancada ao lado da torcida do clube carioca. No fim do jogo, diversos torcedores do Palmeiras choraram com o empate por 1 a 1. Enquanto isso, Lemos sorria da desgraça alheia.

Família corinthians na torcida flamengo volta redonda (Foto: Cassius Leitão / Globoesporte.com)Família corintiana na torcida do Flamengo em Volta Redonda (Foto: Cassius Leitão / Globoesporte.com)

Cabelo verde

No jogo contra o Cruzeiro, que marcou a entrega da taça de campeão brasileiro ao Fluminense, o atacante Thiago Neves chamou a atenção ao aparecer no gramado do Engenhão com o cabelo pintado de verde, uma das cores do clube. O jogador não conseguiu evitar a derrota do Tricolor para a Raposa por 2 a 0. Mesmo com o resultado, o Fluminense já é o campeão brasileiro, título conquistado com três rodadas de antecedência.

Esposas barradas

Durante a festa de entrega da taça de campeão brasileiro, esposas e familiares de alguns jogadores não puderam dividir o momento de alegria. Impedidas de entrarem em campo durante a premiação, as mulheres de Thiago Neves, Edinho, Samuel, Digão e Rafael Sobis viveram momentos de preocupação, já que seus filhos e filhas estavam no gramado com os pais. O alívio só veio quando os portões foram abertos e elas puderam encontrar os maridos e filhos em segurança.

Esposas dos jogadores são barradas na festa do Fluminense (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Esposas dos jogadores são barradas na festa do Fluminense (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

Timão sem pena do rival

Assim que o rebaixamento do Palmeiras foi confirmado, os torcedores do Corinthians que assistiam à vitória do Timão sobre o Internacional por 2 a 0 no Beira-Rio não perderam tempo e abriram uma faixa na arquibancada com os dizeres "Chora, Porco". Nesta segunda-feira, torcedores corintianos promoveram um "velório" na quadra da principal organizada do clube.

Dividida forte rasga calção

Também na partida entre Internacional e Corinthians, após cruzamento do meia Danilo, o atacante Guerrero tentou chegar na bola de carrinho, mas não conseguiu e atingiu o goleiro Muriel, que ficou com o calção rasgado. Após receber atendimento e trocar o short, o arqueiro voltou para o jogo normalmente. O Timão venceu a partida por 2 a 0, com gols do próprio Guerrero e Edenílson. O Corinthians está na quinta colocação com 56 pontos. Já o Internacional é o oitavo, com 51.  

Ganso estreia no São Paulo

Grande contratação do São Paulo em 2012 após uma longa negociação com o Santos, o meia Paulo Henrique Ganso estreou pelo Tricolor Paulista usando a camisa 8, a mesma que já foi de Kaká, na partida contra o Náutico. Recuperado de uma lesão na coxa esquerda, o jogador teve uma atuação discreta na vitória de virada do São Paulo por 2 a 1 sobre o Timbú. Com o resultado, o São Paulo chegou aos 62 pontos, ocupando a quarta colocação. Já o Náutico está em décimo terceiro, com 45 pontos.

Tigre de volta à Série A

O Criciúma apenas empatou em 0 a 0 contra o Atlético-PR, na tarde de sábado, no Estádio Heriberto Hülse. No entanto, com o empate em 1 a 1 entre São Caetano e Goiás, no Estádio Anacleto Campanella, o Tigre garantiu o seu retorno para a Série A após oito anos. Faltando apenas uma rodada para o término da Série B, o time catarinense soma 72 pontos e não pode ser mais alcançado pelo São Caetano, que está na quinta colocação, com 68 pontos. O Criciúma está na vice-liderança, com 75. Assim que o jogo do São Caetano  terminou, os torcedores do Criciúma começaram a festejar o acesso. Empolgada com a classificação para a elite do futebol nacional, a torcida passou a gritar "Segunda Divisão" para o Atlético-PR, que está na terceira colocação com 70 pontos e ainda luta por sua vaga na Série A em 2013. Na última rodada, o Furacão decide o seu futuro no clássico contra o Paraná, no Ecoestádio. Já  o Criciúma é o único que ainda pode tirar o título do Goiás, líder da competição com 75 pontos.

Nem a torcida aguentou

Boa Esporte e ABC jogaram em Varginha precisando de um empate para se manterem na Série B. O jogo teve pouquíssimas chances de gol. A partida foi disputada num ritmo tão sonolento que muitos torcedores não aguentaram  e deixaram o Estádio do Melão antes mesmo da metade do segundo tempo. O placar do jogo não poderia ter sido outro a não ser um chato 0 a 0.

Um lance resumiu bem a falta de ambição em campo. Na segunda etapa, o atacante Siloé teve uma chance clara de abrir o placar para a equipe mineira, mas tocou de lado em vez de chutar. Com o resultado, tanto Boa Esporte como ABC chegaram aos 44 pontos e não podem ser mais alcançados pelo Guartinguetá, primeiro time na zona do rebaixamento, com 40 pontos, faltando apenas uma rodada para o término da competição.

Mudança polêmica

Antes da partida do Ipatinga contra o Guaratinguetá, torcedores do time mineiro queimaram uma camisa do clube em protesto contra a decisão da diretoria de mudar a sede para Betim, cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir de 2013. O motivo seria a falta de apoio da prefeitura e principalmente da torcida, que não prestigia a equipe no Vale do Aço. O clube está em Ipatinga há 14 anos. Recém-rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, o Ipatinga tem em sua história campanhas de destaque como o título do Campeonato Mineiro de 2005, além dos vice campeonatos de 2002, 2006 e 2010, e o segundo lugar na Série B, em 2007. A troca de cidade implica também na mudança do nome do clube, que deverá se tornar Betim Futebol Clube. A última partida oficial como Ipatinga vai ser contra o América-MG, na próxima sexta-feira, no Estádio Independência, a partir das 21h, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Além do protesto, o Ipatinga amargou mais uma derrota na competição, desta vez para o Guaratinguetá por 3 a 2. A equipe está na penúltima colocação, com 31 pontos. Já o Guaratinguetá, que ainda luta para escapar do rebaixamento, está em décimo sétimo lugar, com 40 pontos. 

Dançando junto

Na vitória do Paysandu em casa sobre o Icasa por 3 a 2, no jogo de ida da semifinal da Série C, uma cena chamou a atenção. Após abrir o placar para o time paraense, aos quatro minutos do primeiro tempo, Alex Gaibú fez uma dancinha, sendo acompanhado pelos demais companheiros da equipe. Na próxima quinta-feira, no Estádio Romeirão, o Paysandu tem a vantagem do empate para se classificar à decisão. O time pode até perder por diferença mínima, desde que faça mais de dois gols. Derrotados apenas duas vezes em Juazeiro do Norte, o Icasa garante a vaga se ganhar por 1 a 0, 2 a 1, e dois ou mais de vantagem. Se vencer por 3 a 2, decide nos pênaltis.

Declaração polêmica não impede derrota

Durante a última semana, o goleiro Juliano, do Guarani, e que já teve uma passagem pelo CRB, disse que se fosse preciso os dirigentes do time alagoano iriam tentar comprar o juiz da partida. Polêmicas à parte, o Bugre complicou ainda mais a sua situação para escapar do rebaixamento para a Série C. Jogando no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o time foi derrotado de virada por 2 a 1 pelo CRB. O Guarani está na 16ª colocação, com 41 pontos, apenas um a mais que o Guaratinguetá, primeiro time na zona do rebaixamento. Na última rodada, o Bugre enfrenta em o São Caetano, que tem 68 pontos, e ainda luta por uma vaga na Série A. Já o CRB, que está em décimo oitavo, com 39 pontos, decide o seu futuro no clássico contra o ASA, que apenas cumpre tabela.

Desportiva campeã

Com muita raça, garra e superação, capaz até mesmo de superar as poças do Estádio Salvador Costa, a Desportiva conquistou a Copa Espírito Santo 2012 após vencer o segundo jogo da final contra o Rio Branco por 2 a 1. O título da Copa ES ajuda a consolidar o renascimento de um dos clubes mais tradicionais do estado. A Desportiva fecha a temporada com dois títulos – em julho o time ferroviário faturou a Série B do Campeonato Capixaba – e vagas na elite do estadual e na Copa do Brasil para 2013.

Copa Espírito Santo 2012: Rio Branco-ES x Desportiva Ferroviária (Foto: Simon Dias/Rádio ES)Copa Espírito Santo 2012:  Desportiva Ferroviária venceu o Rio Branco e a lama (Foto: Simon Dias/Rádio ES)



Artilheiro do Ano: Luis Fabiano marca, mas não modifica o ranking

luis fabiano são paulo gol universidad de chile - Agência AP (Foto: Agência AP)Fabuloso comemora gol em vitória do São Paulo
contra o Nautico: 2 a 1 (Foto: Agência AP)

Neste fim de semana, os principais candidatos ao prêmio Artilheiro do Ano não tiveram um bom desempenho e passaram em branco. Apenas Luis Fabiano deixou sua marca na vitória do São Paulo sobre o Náutico por 2 a 1, no Morumbi, pela 36ª rodada do Brasileirão. Ele fez um gol e sofreu o pênalti, que originou a virada tricolor. Assim, o camisa 9 alcançou o registro de  31 tentos na temporada, sendo, portanto, o quinto colocado do ranking. Neymar, Zé Carlos e Lúcio Maranhão formam o Top 3 e seguem como grandes favoritos à honraria.

Mesmo com o Santos sem pretensões no Brasileirão, diante do rebaixado Figueirense, Neymar até tentou fazer jogadas de efeito, mas não se destacou na partida. A noite foi mesmo de Pato Rodriguez. O argentino fez um gol e deu assistência para Felipe Anderson garantir a vitória do Peixe por 2 a 0.

No Estádio Heriberto Hülse, os torcedores do Criciúma queriam a vitória, mas o empate em 0 a 0 contra o Atlético-PR, no último sábado, serviu para garantir o acesso do Tigre à Série A do Campeonato Brasileiro em 2013, após oito anos afastado da elite do futebol nacional. O atacante Zé Carlos bem que tentou, entretanto não conseguiu vazar o goleiro Santos.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes. A próxima atualização será feita na segunda-feira.

INFO - Prêmio Friedenreich artilheiro do ano - 18/11 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols

Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



Lúcio Maranhão define meta do ASA: 'Será maravilhoso rebaixar o CRB'

A última rodada da Segundona do Brasileiro, assim como a Série A, reserva clássicos regionais. E eles ganham mais força quando mexem com a parte de cima ou de baixo da tabela de classificação. É o caso de Alagoas: se para o CRB é decisivo para tentar se manter na Série B, para o ASA é motivador pela oportunidade de rebaixar o adversário, seis meses após perder o estadual para o rival.

A fórmula do Alagoano proporcionou que os times se enfrentassem seis vezes na competição. O ASA venceu duas vezes, e o CRB, uma. No entanto, esse único triunfo - na primeira partida da final - foi o suficiente para que a torcida do Galo comemorasse o título.

As equipes ainda jogaram mais uma vez, a sétima em 2012, no primeiro turno da Série B. Decisivo, Lúcio Maranhão fez o único gol da partida (veja o vídeo acima) e anotou seu sexto nanas seis vezes que enfrentou o CRB na temporada. Agora, quer repetir a dose e se vingar do estadual, rebaixando o adversário do próximo sábado.

- Para nós, vai ser inédito. Ainda mais diante de um clássico. Será muito maravilhoso rebaixar um rival. Vai ser bom demais Vai ter clima de revanche, porque perdemos o estadual para eles. Sempre teve essa rivalidade dentro e fora de campo, e com certeza vai ter esse clima. Terá um sabor diferente conseguir esse rebaixamento deles - disparou Lúcio.

lucio maranhao ASA (Foto: Ailton Cruz / Agência Estado)Lúcio Maranhão quer manter o histórico de carrasco do CRB (Foto: Ailton Cruz / Agência Estado)

A missão do CRB é complicada. Com 39 pontos e em 18º lugar, precisa vencer e torcer contra Guaratinguetá, Guarani e Bragantino. Consegue se salvar se pelo menos dois deles não ganharem seus jogos - contra Barueri (lanterna), São Caetano (quinto colocado) e Boa Esporte (14º), respectivamente.

Os torcedores do ASA não querem dar chance para o rival e têm cobrado os jogadores para conseguirem a vitória. Segundo Lúcio Maranhão, um triunfo será comemorado como a conquista de um campeonato.

- Como é um clássico, os torcedores pedem para sairmos de campo vitoriosos, rebaixar a equipe do CRB, porque para eles vai ser como se fosse um título. É muito importante para eles, como torcedores, poderem ver com os próprios olhos essa notícia, que será muito positiva - afirmou o atacante.

Como é um clássico, os torcedores pedem para sairmos de campo vitoriosos, rebaixar a equipe do CRB, porque para eles vai ser como se fosse um título"

Lúcio Maranhão, atacante do ASA

E Lúcio Maranhão tem motivação extra para rebaixar o CRB. Ele está na briga pelo prêmio Artilheiro do Ano, com 40 gols, um a menos do que Neymar (Santos) e Zé Carlos (Criciúma). É a última chance de ultrapassar a dupla.

- Estou trabalhando forte para que isso aconteça e, se tiver oportunidade de concluir e sair de campo vitorioso, será muito bom - finalizou.

O clássico entre ASA e CRB será no próximo sábado, às 16h20m (de Brasília), no Estádio Municipal de Arapiraca, pela última rodada da Série B. Com 44 pontos, o time da casa está em 12º lugar.



domingo, 18 de novembro de 2012

Veja os resultados de sábado pelas Séries A, B e C e quatro estaduais

17/11/2012 21h34 - Atualizado em 17/11/2012 21h35

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Campeonato Brasileiro 2012: (36ª rodada)

Santos 2 x 0 Figueirense
Coritiba 1 x 2 Vasco

Campeonato Brasileiro Série B 2012: (37ª rodada)

Joinville 1 x 1 Vitória
Criciúma 0 x 0 Atlético-PR
São Caetano 1 x 1 Goiás
Barueri 2 x 0 Avaí
Ipatinga 2 x 3 Guaratinguetá
Ceará 1 x 2 Bragantino
América-RN 1 x 1 América-MG
Boa Esporte 0 x 0 ABC
CRB 2 x 1 Guarani

* Criciúma volta à Série A, e Furacão adia o acesso.

Campeonato Brasileiro Série C 2012: (Semifinal - jogo de ida)

Chapecoense 0 x 1 Oeste

* Oeste fica a um empate da final da Série C.

Copa Rio 2012: (Semifinal - jogos de volta)

Resende 1 x 3 Nova Iguaçu
Madureira 2 (4)x(5) 2 Bangu

*Nova Iguaçu e Bangu estão na final da Copa Rio 2012.

Copa Espírito Santo 2012: (Final - jogo de volta)

Rio Branco-ES 1 x 2 Desportiva Ferroviária

* Desportiva Ferroviária é bicampeã da Copa Espírito Santo e garante vaga na Copa do Brasil 2013.

Campeonato Sergipano Segunda Divisão 2012: (Semifinal - jogos de volta)

Estanciano 0 x 0 Dorense
América-SE 0 x 0 Boca Júnior

* América-SE e Estanciano estão na final do Campeonato Sergipano Segunda Divisão 2012.

Campeonato Paraense 2013: (Fase preliminar - 2ª rodada)

Parauapebas 2 x 5 Santa Cruz-PA
 

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



sábado, 17 de novembro de 2012

Paraná Clube supera crise e vence o ASA na Vila Capanema: 2 a 0

Os jogadores do Paraná Clube, sem receber há dois meses, superaram os problemas extra-campo, honraram a camisa e venceram o ASA por 2 a 0 na noite desta sexta-feira, na Vila Capanema, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols saíram ainda no primeiro tempo. Douglas Packer abriu o placar em chute de fora da área, e Luisinho ampliou após cruzamento da direita.

Com o resultado, o Paraná chegou aos 51 pontos. Ele segue no décimo lugar. Já o ASA, com 44 pontos, está na 12ª posição - ele pode ser ultrapassado por ABC ou Boa Esporte, que jogam no sábado.

Os clubes voltam a campo no dia 24, um sábado, às 16h20m (horário de Brasília), contra times que têm objetivos opostos na competição. O Tricolor visita o Atlético-PR, que luta pelo acesso, no Ecoestádio Janguito. Já o time alagoano recebe o rival CRB, que tenta permanecer na Série B, no Estádio Coaracy Fonseca.

Douglas Packer ,paraná clube gol asa série B (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)Douglas Packer marca, e Paraná vence (Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estado)

Eficiente, Paraná faz 2 a 0

Para o duelo, Toninho Cecílio promoveu duas alterações. Na esquerda, Fernandinho entrou no lugar de Wendel Borges. O camisa 6 - que, durante a semana, revelou detalhes sobre a crise no clube - foi vaiado pela torcida antes do jogo. O técnico tricolor ainda trocou o zagueiro Anderson, poupado, pelo volante Ricardo Conceição, de volta após cumprir suspensão. Nedo Xavier também mexeu no ASA. Ele fez quatro alterações: Audálio por Jorginho, Lucas por Valdívia, Wallison por Thallyson e Alexsandro por Rogério Maranhão. Os dois times passaram do 3-5-2, usado na rodada passada, para o 4-4-2.

Já sem objetivos na competição, as equipes protagonizaram um jogo equilibrado e aberto, com oportunidades claras dos dois lados. A diferença é que os donos da casa foram eficientes na conclusão. Aos sete minutos, Douglas Packer arriscou de fora da área e abriu o placar. Aos 28, o centroavante Wellington Silva saiu da área e cruzou para Luisinho, que completou de primeira para ampliar.

Entre um gol e outro, o ASA arriscou com Valdívia, que interceptou chute do goleiro Luis Carlos e quase marcou um inusitado gol, com Lúcio Maranhão, em chute de fora, e com Didira, em batida da entrada da área. As três finalizações foram para fora. Antes do intervalo, na melhor oportunidade dos visitantes, Rogério Maranhão entrou livre pela esquerda, chutou forte e também errou o alvo.

Paraná administra e vence

O Paraná Clube voltou sem alterações, e Nedo Xavier fez uma troca no ASA: o volante Jorginho pelo meia Lucas. Os mandantes tentaram definir a partida logo no começo do segundo tempo. Com um minuto, Lucio Flavio lançou, Wellington Silva chutou cruzado e mandou para as redes - ele, porém, estava impedido, e o árbitro Gilberto Rodrigues Castro Júnior anulou o gol.

Depois do susto, o time alagoano controlou a pressão tricolor. Mas, se por um lado era eficiente atrás, por outro os visitantes tinham dificuldades na frente. Nem Lúcio Maranhão, o terceiro maior goleador do país na temporada, com 40 gols (atrás só de Neymar e Zé Carlos, que têm 41 gols cada), conseguia levar perigo ao goleiro Luis Carlos. O ASA tentou em cruzamentos, escanteio e chutes de longe, sem sucesso.

Em rara oportunidade clara, o camisa 9 alvinegro tocou para Valdivia, que bateu por cima do gol paranista. Os técnicos, então, decidiram mexer nos times. Toninho Cecílio colocou Welington na vaga de Lucio Flavio e Aymen no lugar de Wellington Silva. Mas logo depois de entrar, o francês - em disputa de bola - quebrou o nariz e deu lugar a Marquinhos. Já Nedo Xavier trocou Thallyson por Davi Ceará e Rogério Maranhão por Alexsandro.

O panorama da partida, porém, não mudou. O time mandante administrava o jogo, e o ASA tinha dificuldades para chegar ao gol adversário. Ou seja, os goleiros apenas assistiam à partida. No último lance, Welington arriscou de longe e acertou o travessão. Já nos acréscimos, Lucas ainda foi expulso por parar um contra-ataque. No fim, vitória merecida do Paraná, que supera os problemas extra-campo, honra a camisa e, como consolo, garante um lugar na metade de cima da tabela.